Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
04/05/2020
/

Conheça as principais instituições que recebem doação de cabelo

Para muitas pessoas, ter um cabelo bonito e saudável é fundamental para manter a autoestima elevada. Agora, imagine passar por uma doença grave, como o câncer e, nesse processo, além de sofrer física e psicologicamente, dar adeus ao seu cabelo e vaidade. Bem difícil, não é? Foi para resgatar o bem-estar dessas pessoas que diversas Organizações não Governamentais passaram a receber doação de cabelo.

A prática não é incomum, e já se percebem milhares de mulheres aderindo e, melhor, incentivando amigas e parentes a repetir o gesto, que é sinônimo de empatia. Quer conhecer algumas instituições que apoiam esse trabalho? Vem com a gente!

Instituto do Câncer (CE)

O Instituto cearense do Câncer fica na capital do Ceará, Fortaleza, e é um apoiadores desse projeto. Em parceria com outra entidade, a Queensland, e por meio da área de Responsabilidade Social interna, recebe cabelos com comprimento a partir de 25cm, virgens ou não (com ou sem procedimentos químicos, tais como tintura ou alisamento).

O instituto já conta com um banco de perucas, e a ampliação tem acontecido por meio das doações. Com o apoio da Queenslad, a cada 1kg de cabelo recebido, duas perucas são confeccionadas e enviadas para uso do Instituto.

Rapunzel solidária (SP)

A associação Rapunzel Solidária fica na capital de São Paulo e tem dois diferenciais: as perucas por ela produzidas são enviadas para qualquer lugar do mundo (e do Brasil também) e não apenas as pacientes de câncer são beneficiadas, mas também quem sofre com doenças como alopecia – doença inflamatória que causa queda de cabelo.

No site da associação, dá para ver alguns depoimentos de mulheres que ganharam perucas através das doações. É um ótimo incentivo para quem está na dúvida sobre o próximo corte!

Rede feminina de combate ao câncer (GO)

A doações destinadas à Rede feminina precisam ter, no mínimo, 30cm e os cabelos não podem ter passado por processos químicos. Além de receber pessoalmente, a organização também aceita envios via Correios. A sede fica em Brasília, com atuação no Hospital de Base do Distrito Federal e na sede institucional.

No site da instituição, é possível ver outras formas de ajudar a causa.

Laço Rosa (RJ)

Com o Programa Força na Peruca, a Fundação Laço Rosa promove um curso profissionalizante de perucaria cujo conteúdo inclui produção de perucas, apliques, extensões etc. Os alunos podem, inclusive, vir a trabalhar na ONG após o término.

A fundação aceita doações de todo o Brasil e, para facilitar, disponibiliza postos de coleta em diversos estados. Além disso, é possível enviar pelos Correios ou entregar pessoalmente (caso o(a) doador(a) resida no Rio de Janeiro). Os interessados também devem se cadastrar no site, informando, inclusive, que razão os motivou a fazer a doação.

Para completar, a Laço Rosa incentiva que os doadores escrevam mensagens positivas e enviem (ou entreguem) junto ao cabelo doado, endereçado a quem vai receber a peruca.

Doar uma parte de si não requer apenas desapego, mas cuidado e amor ao próximo. Se você quer doar, mas ainda não tem cabelo suficiente, incentive seus amigos e familiares! Assim, você também faz sua parte para deixar crianças e adultos com câncer mais felizes.

Quer saber mais sobre doação de cabelo e outros trabalhos que a Fundação Laço Rosa faz? Navegue no nosso site!