Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
17/04/2020
/

Conheça o voluntariado, a atitude que gera valor

Já pensou em poder ajudar as pessoas, deixar uma marca positiva e ainda crescer em todo o processo? Pois esse é apenas um resumo do voluntariado. Ao trabalhar dessa forma com uma causa em que acredita, é possível gerar valor — para você, para os outros e para a sociedade.

É muito transformador dedicar-se ao próximo e entregar-se para auxiliar as pessoas. Ao seguir por esse caminho, dá para notar como sua vida passa por mudanças positivas e que não aconteceriam de outro modo.

Quer descobrir o que ocorre ao incluir a atividade no seu dia a dia? Confira quais são os principais impactos!

Contato com realidades e habilidades diferentes

Colocar a mão na massa por meio do trabalho voluntário traz a oportunidade de conhecer realidades muito diferentes da sua. Ao se envolver com uma instituição ligada ao câncer de mama, você terá a chance de vivenciar o cotidiano de quem encara a doença, mesmo que nunca tenha passado por algo parecido. Pode acreditar: isso aumenta nossas perspectivas de vida e muda a maneira como vemos o mundo.

Estar diante de novas situações também permite desenvolver outras habilidades sociais. No voluntariado, você aprenderá, como nunca, sobre empatia, comunicação e cuidado com o próximo. É sua chance de ter ainda mais competência nesse sentido!

Atuação prática para ajudar o próximo e modificar situações

Sabe aquela vontade de mudar o mundo e criar algo melhor? Pois isso está em suas mãos e só depende de começar o voluntariado. Dedicar seu tempo, seus conhecimentos e seus esforços para ajudar o próximo é muito poderoso. Ao se doar dessa forma, você transforma a realidade das pessoas.

Esse também é um passo importante para modificar situações por completo. Seu trabalho tem grande valor e é capaz de apoiar quem está fragilizado ou passando por uma situação difícil. Esse cuidado gera impactos reais e faz a diferença ao criar reações positivas.

Desenvolvimento de ideias, experiências e conhecimentos

O fato de estar em um ambiente novo e com uma perspectiva inédita abre sua mente de uma maneira especial. Você terá a oportunidade de viver experiências únicas e ter um contato próximo com quem realmente precisa. Ao ver os resultados das suas ações, é natural sentir uma inspiração muito especial.

Durante esse processo de entrega, é comum ter novas ideias e soluções para as situações que passou a conhecer. Também ganha experiências e conhecimentos valiosos, que poderão ser aplicados em outras fases da vida.

Redução do estresse do cotidiano

A rotina nem sempre é fácil, e tanta pressão pode causar muito estresse, não é mesmo? Uma das melhores formas de lidar com isso é ter um hobby, uma atividade que sirva para fazer você relaxar e se esquecer dos problemas. O melhor de tudo: o voluntariado pode ser sua escolha!

Ao trabalhar de maneira voluntária, há a chance de focar em situações completamente diferentes do seu cotidiano. Tanto aprendizado, conhecimento e relacionamentos ajudam a aliviar a carga de estresse e tornam seu dia a dia mais calmo.

Amadurecimento pessoal e profissional

Encarar novas situações, desenvolver habilidades e ter uma nova visão de mundo são efeitos essenciais para seu amadurecimento. É por meio do aprendizado, da troca de experiências e do uso do seu poder de transformação que você consegue tornar-se uma pessoa melhor e mais preparada. Isso já é um motivo e tanto para recorrer ao voluntariado, não é?

Porém, há mais uma razão: o desenvolvimento profissional. Várias habilidades e competências fortalecidas nesse ambiente podem ser aplicadas em sua carreira. Além disso, as empresas veem com bons olhos os profissionais que se engajam em causas sociais. Essa decisão, portanto, pode ser de grande ajuda na hora de conquistar uma vaga de emprego!

O voluntariado é uma atitude que gera benefícios para o próximo e para você, que se entrega à atividade. Há muitas instituições especializadas, como a Fundação Laço Rosa, que estão de braços abertos para receber e encaminhar os voluntários!

Quer começar nessa atividade tão importante? Entre em contato conosco e veja como você pode nos ajudar!