Não é novidade para ninguém que muitos dos pacientes com câncer perdem o cabelo em decorrência dos efeitos colaterais do tratamento a que são submetidos. Além de precisarem lidar com os desconfortos causados pelos sintomas da doença, como as dores, ainda precisam ter forças para superar as consequências que afetam a sua autoestima.

Embora os fatores psicológicos pareçam ser secundários, eles têm interferência direta sobre a recuperação ― ou não ― do paciente. A lógica é bem simples: quem perde a vontade de viver tem menores chances de cura, de sobrevivência. E quem não gosta do que vê quando se olha no espelho tem maiores chances de perder o amor-próprio.

A doação de cabelos nesse contexto aparece como uma das formas de dar mais conforto psicológico às pessoas com câncer, e isso inclui as que tem cabelos cacheados e gostariam manter sua aparência natural. Então, veja como doar cabelo cacheado e mudar a vida de pacientes com câncer!

Como a doação de cabelo ajuda uma pessoa com câncer?

Os cabelos doados são utilizados na confecção de perucas naturais para pacientes com câncer. Especialmente para as mulheres, a aparência do cabelo é algo que influencia diretamente na autoestima e essas perucas resolvem esse problema.

Elas ajudam a emoldurar o rosto e a esconder a expressão abatida que o paciente apresenta. Além disso, se sentem apoiados, principalmente, quando sabem que alguém se preocupou em doar aquele cabelo para ajudar no seu bem-estar.

Qual o comprimento ideal para doação de cabelos crespos e cacheados?

O comprimento ideal para doação de qualquer tipo de cabelo é de no mínimo 20 cm. Porém, os cacheados e crespos podem gerar algumas dúvidas, já que quando molhados, por exemplo, apresentam um tamanho maior.

Para doar cabelo cacheado, o ideal é que ele tenha no mínimo 20 cm quando seco e enrolado, ou seja, in natura (sem chapinha ou outro tipo de alisamento).

Como o cabeleireiro deve cortar o cabelo cacheado para doação?

Assim como acontece com os cabelos lisos, os cacheados também devem ser presos em um rabo de cavalo baixo e cortados acima do elástico, com o cuidado para que não se soltem depois de cortados. É do corte para baixo que se mede o comprimento dos fios.

Quais cuidados devem ser tomados para envio do cabelo cacheado?

Além de precisarem estar ainda presos pelo elástico utilizado no corte, os cabelos devem estar completamente secos, sem a aplicação recente de produtos químicos que tenham cheiro forte e devem estar embalados em um saco plástico bem limpo.

Outra dúvida frequente de quem vai doar cabelo cacheado é se ele pode ou não ser tingido, ou tratado quimicamente. A resposta é sim. Você fazer a doação de cabelo com química, o único cuidado a ser tomado é fazer o corte alguns dias depois do tratamento químico.

Como você viu ao longo deste post, doar cabelo cacheado, assim como o liso, é possível e não requer nenhum trabalho ou condição extra. Além disso, são pouquíssimas as doações desse tipo de cabelo, portanto, eles são sempre bem-vindos.

Ficou com alguma dúvida sobre como doar cabelo cacheado? Tem alguma dica extra sobre o assunto? Deixe seu comentário no post! Teremos o maior prazer em responder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *