Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
07/01/2022
/

Conheça 4 empreendedoras de sucesso para te inspirar

A pandemia favoreceu o nascimento de muitos negócios e consolidou a presença da mulher no empreendedorismo. Segundo a Rede Mulher Empreendedora, mais da metade das empresárias nacionais montaram sua própria empresa há 3 anos — e boa parte delas o fez durante o isolamento social. 

Histórias de empreendedoras de sucesso existem aos montes — e este artigo vai destacar algumas delas para inspirar você a começar o seu próprio empreendimento. Vamos conhecê-las?

Sônia Hess

Sônia Hess é a herdeira da Dudalina, uma das maiores marcas de camisaria do Brasil. A empresa foi fundada pelos pais de Sônia, dois comerciantes do sul do país, que vendiam, desde peças de confecção a produtos em granel. Quando a filha voltou de uma viagem à Espanha, onde estudou por alguns anos, assumiu a área de marketing da companhia e contribuiu para transformá-la no que é hoje. Contudo, em 2008, ela e seus irmãos optaram por vender a empresa, após a morte da mãe.

Ainda assim, o talento e a habilidade de Sônia para os negócios são indiscutíveis. Tanto que, apesar da venda para o Grupo Restoque, ela continuou na presidência até 2015. A Dudalina possuía, na época, quase uma centena de lojas espalhadas pelo território nacional e era considerada uma das melhores empresas para se trabalhar na região sul. Por meio do seu conhecimento de mercado e sua ousadia, ela se tornou uma referência no empreendedorismo feminino e inspira milhares de mulheres.

Leila Velez e Zica Assis

Nos últimos anos, o número de meninas e mulheres que decidiram abrir mão de procedimentos de alisamento capilar e optaram por assumir seus cachos ou crespos cresceu muito. E, com isso, aumentaram as oportunidades para apostar nesse ramo, por meio da venda de cosméticos, de serviços em salões de beleza etc. Duas mulheres que enxergaram potencial nesse meio foram Leila Velez e Zica Assis.

Com o desejo de se sentirem representadas e garantir que mais mulheres se identificassem com a real aparência de seus cabelos, elas fundaram o Beleza Natural, um salão de beleza focado em madeixas com curvaturas, isto é, onduladas, cacheadas e crespas. O público-alvo, embora amplo, tem enfoque maior na classe C. A empresa cresceu, abriu filiais em outras regiões e atende e emprega milhares de pessoas.

Patrícia Bonaldi

Com certeza um ponto que várias empreendedoras têm em comum é transformar uma atividade que antes era hobby em uma fonte de renda. Assim inicia-se a história de Patrícia Bonaldi, com sua marca unânime entre celebridades PatBo. Quando criança, Patrícia já demonstrava gosto pela moda e, em ocasiões especiais, fazia questão de mandar produzir peças exclusivas.

Ao crescer, formou-se em direito e se mudou para o Japão. Apenas anos mais tarde, quando retornou para o Brasil, decidiu investir em moda, fundando uma loja de multimarcas. Foi nessa oportunidade que se deu conta de seu talento e da necessidade que suas clientes tinham de encontrar produtos personalizados. O sucesso foi tão grande que a label já pode ser encontrada em outros países, como Rússia e Estados Unidos.

A trajetória dessas mulheres demonstra a força que o empreendedorismo feminino possui, e reforça que é possível se sobressair às dificuldades e alcançar o alvo mesmo quando as circunstâncias não são as mais favoráveis. Inspire-se nessas empreendedoras de sucesso e invista nos seus objetivos!

E você, em qual delas se inspira? Conta para a gente nos comentários!