Search

Exame de papanicolau: entenda como é feito e qual a sua importância!

Já foi comprovado em pesquisas que a mulher cuida mais da saúde que o homem. Um dos exames que fazem parte do check-up feminino anual é o ginecológico, também conhecido como Papanicolau. Para muitas, é desconfortável, e a ida ao ginecologista é evitada. Mas alguns segundos já são suficientes para proporcionar um ano de tranquilidade quanto à saúde do sistema reprodutor.

O exame de Papanicolau deve ser feito por todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual – mesmo que ela não seja ativa. Ele é realizado por um médico ginecologista e precisa acontecer todo ano, assim como a mamografia, salvo quando há orientações específicas por parte do profissional. 

Entenda mais sobre esse exame e suas vantagens neste artigo!

O que é o exame de Papanicolau?

Trata-se de um exame específico para mulheres com idade entre 25 e 64 anos (ou antes, caso já tenham tido alguma relação sexual), incluindo gestantes. 

O exame de Papanicolau é usado para rastrear e avaliar a saúde genital feminina, e acontece com o auxílio de uma espátula e um coletor, que colhe células do colo uterino sob visualização direta para análise em laboratório.

Como é feito o exame de Papanicolau?

Deitada, a mulher fica em posição ginecológica, ou seja, com as pernas fletidas e entreabertas. O médico introduz um espéculo na cavidade vaginal, para mantê-la aberta e possibilitar a visualização do colo do útero.

Com a espátula, a amostra é retirada e colocada em uma lâmina ou frasco com líquido conservante. O exame dura alguns minutos e pode ser considerado desconfortável para algumas pacientes.

É preciso se preparar para o exame de Papanicolau?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame. Recomenda-se apenas que a mulher não tenha relações sexuais nas 72 horas que antecedem o procedimento, tampouco que se use duchas higiênicas, cremes ou lubrificantes na região vaginal.

Quais doenças esse exame consegue diagnosticar?

Desde alterações hormonais, presença de fungos, infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia, até o câncer no colo do útero. Uma das principais causas desse câncer é a infecção pelo HPV, que o Papanicolau também consegue detectar.

Qual é a importância de realizar o exame de Papanicolau?

De acordo com o Instituto do Câncer, em dados de 2021, o câncer de colo de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele e o de mama. Dessa forma, é extremamente necessário realizar exames como o Papanicolau para diagnosticar doenças que possam desencadear algo mais grave.

Estima-se que mais da metade dos jovens brasileiros estejam infectados com o HPV. Portanto, as mulheres devem ter uma atenção redobrada com esse vírus, vacinando-se contra ele e usando preservativo em suas relações sexuais. Vale a pena lembrar que outros métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional, não são capazes de prevenir essas enfermidades.

Cuidar da saúde é uma prioridade e precisa ser um hábito para homens e mulheres. A qualidade de vida depende de exames de rotina, zele pelo seu bem-estar! Já fez seu exame de Papanicolau este ano? Agende sua consulta com o ginecologista!

Gostou deste conteúdo? Então curta a página da Laço Rosa no Facebook e fique de olho nas novidades sobre a nossa Fundação. 

Siga o Instagram @fundacaolacorosa