Além de ser uma atividade bastante prazerosa, a leitura de boas obras estimula a imaginação, exercita a memória, informa e contribui para a busca pelo conhecimento. O livro sobre câncer de mama ainda tem mais vantagens: serve como inspiração para enfrentar a luta contra a doença e ensina as pessoas próximas a ajudar a paciente e a melhor forma de conviver com essa situação.
Por esse motivo, nós listamos sete obras que valem a pena ser lidas por mulheres que lutaram ou ainda estão na luta contra o câncer de mama, assim como por amigos e familiares. São livros que mostram que a paciente não está sozinha e servem como apoio para vencer esse grande desafio. Confira!
1. Cadê seu peito, mamãe?
Esse livro conta a experiência vivida pela autora Ivna Maluly, quando descobriu um tumor maligno em 2008. Com muita delicadeza, conta como ela e seu pequeno filho Elias lutaram juntos contra o câncer de mama. Afinal, muitas mães passam exatamente por essa situação com seus filhos e não sabem como lidar com as perguntas nem como abordar o assunto sem que isso tenha um peso desnecessário sobre a criança.
2. Mas nem parece que você tem câncer
A autobiografia da baiana Carolina Magalhães encoraja e inspira mulheres que passam pela doença. Também destaca a importância do suporte emocional, da presença e do apoio da família, dos amigos e da escolha certa dos médicos. É um livro para quem tem câncer, quem teve, quem não tem e quem tem uma pessoa querida com câncer – ou seja, é inspirador para todos.
3. Culinária funcional — receitas especiais para pessoas diagnosticadas com câncer
Esse livro contém orientações valiosas sobre como a alimentação saudável ajuda no tratamento contra o câncer e protege contra os efeitos colaterais da terapia, como fadiga, náuseas, alterações no apetite e inflamações. O leitor encontrará mais de 70 receitas saborosas e fáceis de fazer, com indicações para os períodos específicos do tratamento.
4. Você é mais forte que o câncer
As autoras Susan Sorense e Laura Geist elaboraram essa coletânea de histórias de mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama. Mostra como elas mantiveram sua fé em Deus e de que forma Ele as fortaleceu para enfrentarem essa batalha. Ler essa obra emocionante é lembrar-se de que nem a paciente nem seus familiares estão sozinhos nessa batalha.
5. Força na peruca — tragédias e comédias de um câncer
Mirela Janotti, autora, estava desempregada e separada quando descobriu que estava com câncer. Retirou os dois seios, passou por 8 sessões de quimioterapia e 25 de radioterapia. Ela conta como tentou levar uma vida normal, sem se sentir ou agir como doente. Durante o tratamento, encontrou um amor, um emprego e conseguiu dar muitas risadas.
6. Por uma vida inteira
A autora Sylvia Leal conseguiu trazer as melhores e principais informações sobre o câncer de mama de forma objetiva e positiva, sem intimidar sobre um tema tão ameaçador. Ao apresentar entrevistas com mulheres que passaram ou passam pela doença, o livro mostra como elas mudaram e melhoraram suas vidas, apesar da fragilidade que o diagnóstico provoca.
7. Câncer de mama on the road: um percurso de luta e superação
Essa obra celebra a vida da autora Cristiane Chagas, uma mulher que enfrentou, lutou e venceu tantas batalhas. Ela apresenta trechos do seu caminhar durante a descoberta do diagnóstico e do tratamento. Ainda, mostra como, com o passar do tempo, conseguiu redescobrir-se e superar-se frente à doença. Assim, sua narrativa contagia as leitoras para que consigam adquirir forças e construam um alicerce de luta pela vida.
8. Enquanto Eu Respirar
O livro conta a experiência da autora Ana Michelle Soares (Ana Mi como é conhecida nas redes sociais) ao descobrir que o câncer de mama havia voltado e dessa vez estava em metástase. Os relatos dela sobre os cuidados paliativos são recheados de humor ácido, muita coragem e a urgência de quem não tem tempo a perder. É sobre ir à luta apesar da doença, ressignificar a vida e querer chegar ao final com a certeza de que toda a jornada foi uma experiência extraordinária.
E então? Já escolheu qual livro sobre câncer será o primeiro a ser lido? Todos são fascinantes e informativos. Cada um com seu estilo, consegue inspirar tanto a paciente quanto seus amigos e familiares que acompanham a luta a enfrentar esse desafio sem sofrimentos desnecessários.
9. Como estamos?
O livro conta diálogos da Dra Sabrina Chagas, oncologista clínica, e seu pai, diagnosticado com câncer de mama em um relato sincero, emocionante e envolvente sobre a experiencia do câncer entre dois médicos, pai e filha, seres humanos.
Compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam, se emocionem e se informem com essas obras!