Movimento Body Positive: entenda a sua importância

Basta uma folheada rápida em uma revista feminina ou uma espiada em anúncios de grandes marcas para ver o padrão de beleza estampado nessas mídias. Mulheres magras, altas, com a pele perfeita e cabelo liso ou cacheado. Acho que dá para notar que foge um pouco do retrato da maioria das pessoas. É justamente para ir contra essa exigência da sociedade de uma aparência ideal que surgiu o movimento Body Positive.

Em português, significa Corpo Positivo, ou seja, a necessidade de criarmos uma relação amigável com o que somos. Uma forma de elevar a autoestima de muitas mulheres que sofrem por não adotar um padrão de beleza irreal.

Quer conversar mais sobre esse assunto? Então, vem com a gente! Entenda melhor esse movimento, seus pilares e como ele é importante para as mulheres que fazem o tratamento de câncer!

O que é o movimento Body Positive?

Trata-se de um movimento mundial que tem a proposta de incentivar as pessoas a terem uma maior aceitação às diferenças, tornando naturais e não imperfeitos os corpos que fogem do padrão imposto pela mídia e sociedade.

Como o próprio nome indica, a finalidade é passar a ter um olhar mais positivo sobre o próprio corpo, independentemente se você é gordo, magro, baixo, tem celulite ou um nariz grande. Cada um deve se enxergar como único e valorizar as diferenças naturais que existem entre as pessoas. Aliás, essa diversidade é que torna a sociedade tão interessante, não é mesmo?

Qual são os pilares dessa iniciativa?

Confira a filosofia na qual se baseia o Body Positive.

Esqueça as comparações

O primeiro pilar é entender que cada um é de um jeito, então, deixa para lá qualquer tipo de comparação, especialmente com celebridades. O fato é que as pessoas são diferentes e não existe um certo ou errado quando se trata de ser gordo ou magro, por exemplo.

Valorize quem você é

É claro que sempre tem alguma coisa em nós mesmos que não gostamos e não há mal nisso. Acontece que é preciso saber se esse “não gostar” é porque difere do que é disseminado pela mídia e cobrado pela sociedade. Pense nisso e passe a valorizar quem você é.

Cobre menos de você e dos outros

Vamos parar de exigir tanto de nós mesmos? Comece a aceitar seu corpo como ele e é perceba que, junto ao seu estilo, você se torna único. Vamos parar também de cobrar os outros: muitas vezes nem percebemos, mas acabamos com algumas indiretas, magoando familiares e amigos.

Fique longe de pessoas tóxicas

Uma dica fundamental é se afastar de quem não faz bem a você. Por que ter uma pessoa por perto que insiste em mostrar que não gosta do seu cabelo ou da forma do seu corpo?

Aproxime-se de quem vive com positividade

Nesse sentido, aproxime-se de pessoas com boas energias e que são amigos de verdade, entendendo que cada um é diferente e que faz o que quer com o próprio corpo.

Qual é a importância para as mulheres em tratamento de câncer?

A ideia preconizada pelo movimento Body Positive pode ajudar as mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama. São pacientes que perderam o cabelo, engordaram, emagreceram ou não estão com a pele como gostariam devido aos efeitos colaterais da quimioterapia.

Elas precisam aceitar que esse é um momento de suas vidas e enxergar o próprio corpo com mais positividade, para que fiquem com a autoestima elevada e mais empoderadas para lutar contra a doença.

Gostou de conhecer essa iniciativa? O movimento Body Positive vem para mudar mentalidades e fazer as pessoas viverem melhor consigo mesmas, valorizando-se sempre.

Quer conferir mais conteúdos como este? Siga as páginas da Fundação Laço Rosa no Facebook e Instagram!

Siga o Instagram @fundacaolacorosa