Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
10/02/2021
/

Organização no home office: entenda como fazer e quais os benefícios!

Trabalhar em casa é uma excelente alternativa para quem tem enfrentado dificuldade de voltar ao mercado de trabalho. Além disso, muitas pessoas têm optado por essa modalidade devido às vantagens que ela oferece, como ter mais flexibilidade nos horários e ser dona do próprio negócio.

No entanto, a comodidade de exercer as atividades profissionais em casa pode ser um grande obstáculo para manter o foco e o desempenho. Para evitar que isso aconteça, é essencial ter disciplina e organização no home office. Por isso, separamos dicas valiosas que ajudarão você a ter mais sucesso em sua carreira trabalhando em casa. Acompanhe!

Tenha um espaço adequado

Ter um ambiente específico para trabalhar é fundamental para evitar as distrações e aumentar a produtividade. Isso também ajuda a separar os compromissos de trabalhos dos domésticos. Outro motivo é que, assim, você reunirá todos os seus materiais de trabalho em um único lugar, otimizando sua organização no home office.

Se não houver a possibilidade de transformar um cômodo em um escritório, você pode montar uma estação de trabalho em uma parte da sala de estar ou mesmo no quarto, por exemplo. O importante é que o lugar seja tranquilo, com pouca movimentação de pessoas, além de bem iluminado e arejado.

Vista-se para trabalhar

Por mais tentadora e confortável que seja a ideia de trabalhar de pijama e pantufas, essa atitude atrapalha sua rotina e tira seu foco. Isso acontece porque a roupa interfere em nosso comportamento. Quando estamos de pijama, o cérebro entende que é um momento de relaxar, não de trabalhar.

Então, o ideal é se vestir adequadamente. Não é preciso um look profissional completo, mas use uma roupa que demonstre seriedade e foco. Só o fato de, logo cedo, tomar um banho e vestir uma roupa como se fosse sair, já faz o cérebro despertar e nos faz entender que o momento é de trabalhar.

Respeite seus horários de trabalho

Uma dica muito importante para ter sucesso e organização no home office é ter horários bem definidos, tal como estivesse em uma empresa. Mesmo que o trabalho em casa permita um expediente mais flexível, é importante respeitar seu cronograma. Sendo assim, estabeleça um horário para começar e encerrar suas atividades. Nesse período, trate apenas de questões profissionais.

Converse com sua família para que eles entendam isso e, assim, evitem interromper seu trabalho. Definir bem os horários também ajudará a não negligenciar sua vida pessoal e o seu descanso, que tanto ajudam a revigorar e ter energia para o trabalho.

Tire as distrações de perto

É muito fácil nos distrairmos em casa, não é mesmo? Afazeres domésticos, televisão, redes sociais e familiares podem fazer com que facilmente percamos o foco no trabalho. Por esse motivo, a melhor dica é ficar longe de tudo que pode atrapalhar a concentração nas atividades.

Deixe a televisão desligada, use o celular apenas para o trabalho durante seu horário de expediente e não intercale atividades profissionais e domésticas durante o dia. Deixe sua mesa de trabalho bem organizada e mantenha apenas os materiais necessários para suas tarefas. Isso permitirá que você se concentre melhor naquilo que é realmente importante no momento.

Enfim, trabalhar em casa é uma excelente oportunidade para retornar ao mercado e, ao mesmo tempo, fazer o que gosta. Essa é um privilégio que muitas pessoas não têm atualmente. Contudo, para fazer um empreendimento dar certo, é preciso ter muita organização no home office. Então, coloque as dicas deste post em prática hoje mesmo!

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem como manter a produtividade trabalhando em casa!