Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
21/06/2021
/

Perda de peso no tratamento do câncer de mama: entenda mais sobre esse processo

O aumento ou a perda de peso durante o tratamento do câncer de mama muitas vezes é algo inevitável, tendo em vista os remédios que são utilizados. Desse modo, alguns medicamentos podem, por exemplo, elevar o apetite do paciente, promover o acúmulo de líquidos pelo corpo, causar a perda de apetite, enjoos e mudanças no paladar.

Para proporcionar mais saúde e bem-estar ao corpo durante esse período da vida, é essencial implementar uma dieta balanceada no dia a dia, com alimentos frescos e ricos em vitaminas e fibras. Ainda, é preciso criar alguns hábitos para evitar o consumo exagerado de açúcar refinado, gordura saturada, alimentos ultraprocessados e com muito sal.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a importância de observar a alimentação e os hábitos diários durante o tratamento do câncer de mama? Então, acompanhe a leitura deste texto e se informe!

Perigo do sobrepeso

As mudanças corporais devem ser observadas durante o tratamento para entender o que está acontecendo e tomar as devidas providências, seja em razão do emagrecimento ou do sobrepeso.

O sobrepeso, muitas vezes, acontece e deve ser observado de perto, uma vez que ele aumenta a pressão arterial, contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e o diabetes. Algumas pesquisas também mostram que o sobrepeso pode contribuir para o desenvolvimento de cânceres em outras áreas do corpo, além de ser um fator de risco para que se tenha a reincidência da doença.

Alimentação equilibrada

O tratamento do câncer, na maior parte das vezes, consiste em alguns ciclos de quimioterapia, que faz com que o sistema imunológico do paciente fique mais debilitado, consequentemente, mais suscetível a desenvolver algumas infecções e doenças virais. Por isso, é comum que esses pacientes recebam a orientação de evitar alguns alimentos, como frutas e verduras mal lavadas, peixe cru, leite não pasteurizado, entre outros.

Esse cuidado é para que se evite o contato com alguma bactéria, pois, com o corpo sensibilizado, será mais difícil e angustiante combatê-la. Tenha em mente, porém, que esses alimentos são seguros se consumidos corretamente. Para isso, é preciso desinfetá-los com bastante cuidado e armazená-los direito.

O ideal é ter uma dieta equilibrada a fim de manter um peso saudável. Com isso em mente, monte um cardápio rico em proteínas, fibras e vitaminas. Os carboidratos também são importantes e devem fazer parte da alimentação, uma vez que eles são os maiores responsáveis por proporcionar energia ao corpo. Contudo, consuma-os sem exageros, pois eles podem fazer com que você ganhe peso com mais facilidade.

Atividades físicas regulares

Durante o tratamento é comum que dois cenários ocorram. No primeiro, o paciente emagrece, pois fica sem fome por diversos motivos, como abalo emocional, enjoo, mudanças no paladar e efeitos colaterais da medicação. Já no segundo, o paciente tem um aumento no apetite por conta do uso de algum medicamento, como os esteroides. Por isso, é importante optar por uma alimentação saudável e equilibrada, a fim de nutrir o corpo da melhor maneira possível.

Exercitar o corpo, para quem já tem esse hábito, ajuda muito durante todo o processo de tratamento da doença, independentemente do sobrepeso ou do emagrecimento, tanto para controlar o peso como para manter a mente tranquila e ocupada. Para quem nunca fez nenhum tipo de exercício físico, o médico deve ser consultado para o início das atividades.

Ter uma alimentação balanceada e praticar uma atividade física, se autorizado pelo seu médico, que lhe proporcione prazer, pode trazer benefícios para a sua saúde física e mental.

Agora que você já sabe mais sobre a perda de peso durante o tratamento do câncer de mama, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você fica sempre por dentro de todas as nossas informações e novidades. Não fique de fora dessa!