Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
29/06/2020
/

Saúde mental na quarentena: como mantê-la durante esse período?

Em tempos de pandemia, é importante cuidar da saúde mental na quarentena, uma vez que o isolamento social pode causar grandes impactos na vida cotidiana. Com o estresse diário do confinamento, alguns distúrbios podem ser desencadeados, como a ansiedade, a depressão, a perturbação obsessiva compulsiva, entre outros.

Logo, é fundamental criar uma rotina sadia tanto para a mente como para o corpo. Nesse momento, por exemplo, é interessante reservar um tempo para meditar e praticar o autoconhecimento, dedicar-se a um hobby e passar mais tempo produtivo com a família.

Para saber mais sobre como cuidar da saúde mental durante a quarentena, acompanhe a leitura deste texto e informe-se agora mesmo!

Evite o consumo excessivo de mídia

É muito importante ficar por dentro do que está acontecendo no mundo. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de notícias sobre a Covid-19, pois muitas notícias ruins podem provocar ansiedade, inquietação e pensamentos negativos compulsivos, o que não é nada bom para a saúde mental.

Logo, respeite os seus sentimentos e conheça os seus limites. Com isso, fica mais fácil entender o seu nível de tolerância. Ou seja, se você notar que não está conseguindo lidar adequadamente com as informações diárias, diminua o consumo de notícias. Em vez de ler conteúdo sobre a doença toda hora, passe conferir a mídia apenas uma vez por dia.

Faça atividades prazerosas com a família

Aproveite a quarentena para passar mais tempo produtivo e divertido com a família, principalmente se você tiver crianças em casa. Crie brincadeiras dinâmicas e que distraiam os pequenos.

Você pode fazer uma gincana de mímica ou forca, por exemplo. Outra possibilidade é assistir filmes, séries e lives de artistas juntos. O essencial é que todos se divirtam e vivam bons momentos com muitas risadas.

Pratique meditação

A meditação é uma ótima atividade para quem quer se conectar com a mente e relaxar o corpo. Por meio dessa prática, pode-se controlar a respiração a fim de acalmar a mente. Além disso, a meditação diminui a ansiedade e ajuda a regular o sono.

Portanto, é uma ótima aliada para quem busca mais equilíbrio mental. Caso você seja novo nessa atividade, uma dica é ler livros sobre o assunto ou seguir aulas on-line de profissionais na área que ensinam a meditar.

Dedique-se a um hobby

Use o tempo do isolamento social para se dedicar a alguma atividade que proporcione prazer. Algumas opções são: ler mais livros, aprender a costurar e passar mais tempo cozinhando delícias para os companheiros de quarentena.

O ideal é você encontrar algo que combine com o seu gosto e personalidade. Em seguida, utilize esse hobby para trazer relaxamento para a mente durante os dias de confinamento.

Com essas dicas, fica mais fácil cuidar da saúde mental, não é mesmo? Lembre-se de que é essencial não se prender às notícias ruins. Tenha positividade durante o isolamento social a fim de passar por esse período com mais tranquilidade e menos preocupações.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde mental na quarentena, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você pode conferir todas as nossas novidades sem problemas. Não fique de fora dessa!