Empatia e solidariedade: 4 tipos de trabalhos voluntários que você pode fazer

Muitas pessoas querem ajudar ONGs, mas não sabem de quais tipos de trabalho voluntário podem participar. Com empatia, todo mundo pode se dedicar a uma causa, cumprindo seu papel de transformação social. Se cada um doasse um pouco do seu tempo para essas entidades, o impacto para as pessoas assistidas já seria considerável.

Quer saber de que maneira é possível se voluntariar? Acompanhe nosso post e fique por dentro de 5 tipos de trabalho solidário que você pode fazer!

1. Dê aulas e palestras

Aqui a ideia é transmitir seu conhecimento: você pode dar aulas de reforço escolar para crianças de comunidades ou, ainda, em cursinhos pré-vestibulares para preparar jovens que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Um dos tipos de trabalho voluntário está relacionado a transmitir informações importantes para quem mais precisa por meio de palestras. Os assuntos podem ser os mais variados, como prevenção de saúde, dicas de qualidade de vida, motivação, preparação para o mercado de trabalho, entre outros. Sua palavra e experiência podem tocar outras pessoas e contribuir para a transformação em suas vidas.

2. Ajude com alguma habilidade

No que você é bom? Todo mundo tem alguma habilidade especial e pode utilizá-la na hora de fazer uma ação social. Quer alguns exemplos? Veja a seguir:

• realizar contação de histórias para crianças;
  • produzir conteúdos para as redes sociais das ONGs;
  • fazer pequenos reparos na infraestrutura das entidades;
  • cortar o cabelo de idosos que vivem em centros públicos de acolhimento;
  • orientar pessoas a elaborar o currículo da maneira adequada.

3. Organize eventos

Muitas ONGs precisam organizar eventos para arrecadar fundos. Então, que tal colaborar na preparação e divulgação dessas iniciativas? Você pode vender convites, ajudar na realização de um almoço ou festa — cuidando da decoração, cozinhando ou servindo os participantes — entre outras atitudes que vão fazer a diferença para o sucesso dessas ações.

4. Contribua para o empoderamento feminino

Por último, já pensou em realizar um trabalho voluntário voltado para o empoderamento feminino? Você pode ajudar entidades com ações que promovam o fortalecimento das mulheres, garantia de seus direitos e ampliação de seus espaços na sociedade.

Na Fundação Laço Rosa, por exemplo, é possível doar cabelos que serão encaminhados para a confecção de perucas e posterior destinação gratuita às mulheres que realizam quimioterapia, ajudando a elevar sua autoestima. A entidade também oferece orientação sobre os direitos das pacientes com câncer, um segmento em que você também pode ajudar.

O voluntário pode ainda organizar oficinas de artesanato, costura, tricô e, até, culinária para preparar mulheres que querem obter uma renda. Uma ação de grande impacto também é ministrar cursos voltados para o empreendedorismo feminino, que podem ser online, em ONGs e outros espaços.

Outra dica é participar de campanhas pela igualdade de gênero, principalmente em relação ao mercado de trabalho, ou ainda pela sororidade. Um caminho é se valer da sua própria rede social para transmitir informações acerca dessa questão de modo a modificar alguns pensamentos tão arraigados em nossa sociedade.

Existem diferentes formas de ser solidário. Cada pessoa pode ajudar de um jeitinho diferente, escolhendo entre alguns dos tipos de trabalho voluntário que mais têm a ver com seu perfil e habilidades. Saiba que esse tipo de ação, além de ajudar ONGs, também é imensamente gratificante para quem doa seu tempo.

Quer colaborar com a Fundação Laço Rosa? Torne-se um voluntário da entidade!

Siga o Instagram @fundacaolacorosa