Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
15/03/2020
/

Autocuidado das mamas — passo a passo

O autocuidado do câncer de mama é importante para detectar alterações, como nódulos endurecidos, mudanças na textura ou na cor da mama ou da axila, inversão do mamilo, entre outros. Com isso em mente, toda mulher deve realizar, pelo menos uma vez ao mês, o autocuidado das mamas, de preferência entre o 3º e o 5º dia após o período menstrual, pois as mamas não estarão inchadas e doloridas. Já para as mulheres que não menstruam, basta optar por uma data e realizar o autocuidado de forma regrada todos os meses.

Porém, é preciso ressaltar que o autocuidado não substitui a consulta médica, tendo em vista que somente o exame de mamografia é capaz de detectar tumores iniciais em tamanhos bem pequenos. Logo, faz-se necessário ter todos esses cuidados para identificar cedo essa doença a fim de combatê-la com mais eficiência.

Ficou interessada e quer saber mais sobre o passo a passo do autoexame do câncer de mama? Então, continue a leitura e se informe agora mesmo!

1º Passo

Coloque-se em pé de frente ao espelho e, com os braços para baixo e os ombros relaxados, observe as mamas com atenção. Em seguida, levante os dois braços e coloque as mãos atrás da nuca, deixando os cotovelos para o alto. 

Nessa etapa, é importante ficar atento ao tamanho, à forma e à cor das mamas. Veja se tem alguma alteração na pele, como saliências ou rugosidades. No caso de encontrar algo, procure um médico de confiança que possa orientá-la da melhor maneira possível com os próximos passos a serem tomados. 

2º Passo

Faça a palpação de pé adequadamente, começando por uma mama e, depois, repetindo os mesmos passos na outra. Para isso, faça a posição anteriormente mencionada, em que se coloca uma mão por trás da nuca, deixando o cotovelo para o alto. Com a mão livre, faça o exame de toque, por meio de movimentos circulares, começando pela axila até chegar na mama.

Ao fazer a palpação, deixe os dedos juntos e firmes para ter movimentos precisos. Por fim, pressione os mamilos e veja se há a presença de algum líquido sendo expelido. Caso a resposta seja positiva, procure orientação médica o quanto antes.

3º Passo

É preciso, ainda, realizar a palpação na posição deitada. Para isso, deite-se de forma confortável e coloque uma mão por trás da nuca. Com a outra mão, faça movimentos circulares da axila até a mama fazendo uma leve pressão. Repita os mesmos passos com a outra mama em seguida.

Caso você note a presença de algum nódulo, inchaço ou textura alterada, procure o seu médico ginecologista. Desse modo, ele poderá lhe encaminhar para uma mamografia, que será capaz de confirmar a presença ou não de alguma doença em desenvolvimento.

Com esse passo a passo, fica mais fácil cuidar da sua saúde a fim de tomar as medidas necessárias com mais rapidez para detectar o câncer de mama em fase inicial, não é mesmo? Para quem quer se aprofundar nesse assunto, uma dica é conferir o vídeo da Dra. Manu, especialista em câncer de mama, no qual ela ensina como realizar o autoexame.

Vale ressaltar que toda mulher tem o direito a solicitar a mamografia no SUS a partir dos 40 anos. Nessa idade, o ideal é realizar esse exame uma vez por ano. 

Agora que você já sabe como realizar o autoexame do câncer de mama, que tal deixar um comentário abaixo nos contanto sobre as suas experiências?