Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
22/07/2020
/

Saiba como apoiar mulheres e alcançar o crescimento mútuo

Já parou para pensar como apoiar mulheres é importante para impulsionar a conquista feminina na sociedade? Nesse contexto, é importante ressaltar que, com o avanço e o reconhecimento do movimento feminista, a palavra sororidade vem ganhando cada vez mais notoriedade. Porém, você saberia explicar o que esse termo significa?

A sororidade preza a irmandade entre as mulheres. Ou seja, valoriza-se a união feminina por meio da empatia a fim de criar uma aliança com base no companheirismo, visando o crescimento mútuo. Assim, esse conceito deve ser aplicado no dia a dia para que haja o constante estímulo do apoio feminino recíproco.

Se interessou em saber mais sobre como apoiar mulheres para que haja o crescimento mútuo? Então, continue a leitura e informe-se agora mesmo!

Crie uma rede de apoio

A união feminina é de extrema importância durante o caminho da mulher em busca de suas conquistas. Por isso, conte com uma rede de apoio acolhedora, seja com amigas, familiares mulheres, colegas de trabalho, entre outros. Esse tipo de suporte aumenta a autoestima empresarial e pessoal, além de motivar a mulher a lutar por seus objetivos.

Assim, é possível incentivar a pessoa a ser quem ela quiser ser. Além disso, contar com essa rede é uma forma de ter sempre pessoas queridas que torçam pela sua causa e comemorem com você cada vitória da sua jornada.

Não veja as outras mulheres como competidoras ou ameaças

Diante do sistema patriarcal presente em nossa sociedade, em que se eleva o homem no âmbito profissional e/ou pessoal, enquanto a mulher ocupa uma posição secundária, é importante estimular a união feminina com o intuito de combater a cultura enraizada do machismo. Afinal, em algum momento você já escutou da boca de um homem que as mulheres não se dão bem entre si e que se veem como uma ameaça em potencial, seja na vida amorosa ou profissional, não é mesmo?

Muitas vezes, a própria mulher é criada em um ambiente que ensina esse tipo de pensamento, gerando assim empecilhos no relacionamento feminino, o que atrapalha o cultivo da sororidade, que deveria ser sólido e solidário. Desse modo, se você se encontra nesse contexto, lute para desconstruir essa desunião imposta socialmente que traz desvantagens para o crescimento mútuo. Veja as outras mulheres como parceiras de negócios e companheiras de muitas lutas.

Valorize as mulheres no mercado de trabalho

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada em 2019 pelo IBGE, 53% das mulheres no Brasil estão desempregadas e menos de 40% das que estão empregadas ocupam cargos de liderança. Esses dados são ainda mais alarmantes quando se pensa que há mais mulheres do que homens na sociedade brasileira. Logo, é importante valorizar a atuação dessas profissionais no mercado de trabalho.

Para isso, é essencial contar com a igualdade de oportunidades no âmbito profissional em relação ao gênero. Caso você esteja em uma posição de influência, indique uma amiga mulher desempregada para uma vaga laboral. Além disso, é fundamental incentivar os estudos das jovens e a busca pela realização de seus sonhos e pela conquista da tão desejada independência financeira.

Viu como é fácil incentivar e apoiar outras mulheres a buscarem o crescimento pessoal e profissional? Com isso, pode-se fortalecer os laços entre as mulheres e impulsionador novas conquistas na vida.

Agora que você já sabe como apoiar mulheres para que todas possam crescer mutuamente, que tal conferir 7 mulheres inspiradoras que marcaram a história? Veja e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!