Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
01/10/2021
/

Como fazer a diferença: entenda a importância da contribuição!

Ajudar as pessoas não é apenas uma questão de impacto social: você também pode se beneficiar por meio de boas ações. Alguns estudos — como esse feito pela Universidade de Michigan — já comprovaram que fazer algo positivo por alguém consegue melhorar a autoestima, gerar satisfação pessoal, aumentar a longevidade e diminuir a pressão arterial.

Em um contexto de pandemia, promover esse tipo de atitude, de como fazer a diferença, se torna ainda mais efetivo e necessário. Se você pesquisa uma maneira de começar esse processo, estamos aqui para auxiliar.

Continue a leitura!

Como fazer a diferença na vida de alguém?

Quando o desejo de fazer o bem existe, não faltam formas para colocá-lo em prática. Mesmo assim, é importante se organizar e pensar em um modo prático de começar. Afinal, apenas a vontade não basta, certo? Há milhares de pessoas esperando por essa atitude e está nas suas mãos o poder de levá-la adiante. Então, por onde iniciar?

Seja voluntário

A pandemia afetou sua vida financeira e é inviável se tornar um doador? Então, doe seu tempo e suas habilidades para uma causa. Se você é da área da comunicação, por exemplo, que tal ajudar uma ONG a se promover nas redes sociais? Sua expertise vai fazer com que o conteúdo chegue a mais gente — e isso é fundamental para que mais pessoas ajudem.

Consuma com consciência

Engana-se quem acredita que o consumo consciente se limita a comprar menos. Esse mindset é bem mais abrangente e consiste em uma análise profunda da maneira que consumimos: desde a energia de casa até as roupas. Sem dúvidas, é uma autoavaliação necessária e que faz a diferença para o planeta.

Apoie ONGs

O terceiro setor foi um dos mais afetados com o avanço do coronavírus. Muitas Organizações Não-Governamentais (ONGs) precisaram paralisar seus projetos, porque não havia suporte financeiro para viabilizar suas operações. Então, uma maneira de fazer a diferença é escolhendo uma ONG para apoiar.

Como escolher uma causa para apoiar?

Inúmeras são as iniciativas sociais que precisam de ajuda, portanto, qual delas escolher? Nesse momento de decisão, algumas variáveis podem impactar, como pertencer à sua comunidade, influência de amigos, identificação com a causa etc.

Confira nossas dicas para decidir quanto antes!

De dentro da comunidade

Quando a ONG é perto de casa, é possível que seu trabalho seja visto com mais frequência pelos moradores. Isso é ótimo, porque encoraja mais gente a participar e apoiar a causa — o que pode ser seu caso. Também, facilita conhecer como funcionam suas ações, o que é necessário para mantê-la ativa e como melhorar suas operações (promovendo nas redes sociais etc.).

Influência de amigos

Se você já tem amigos engajados em causas sociais, parabéns! É uma influência positiva, que pode impactar na vida de dezenas de pessoas. Aproveite o contato para saber como a ONG trabalha, como poderia ajudá-la, enfim, conhecer de perto seus benefícios para a sociedade.

Identificação com a causa

Conhecer minimamente a causa já faz a diferença na hora de decidir se envolver com ela. Quando uma parente já viveu uma experiência com câncer de mama, por exemplo, é natural que, por já saber como a doença funciona e quais suas necessidades, a pessoa opte por ajudar uma ONG relacionada, como é o caso da Fundação Laço Rosa.

Quer saber mais sobre como fazer a diferença? Entre em contato com a gente!