Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
20/09/2020
/

[agosto/2020] Aprenda como organizar a vida após o câncer de mama!

Passar por um período de doença não é nada fácil. De uma hora para a outra, a nossa rotina vira completamente de cabeça para baixo e nos vemos completamente sem chão. Passado o susto, é hora de saber como organizar a vida após o câncer de mama. Essa tarefa, apesar de difícil, é fundamental para o tratamento.

Se habituar a uma nova realidade é sempre complicado, especialmente quando lidamos com um diagnóstico como esse. Por isso, o indicado é que esse seja um processo gradual, para que seu corpo e mente se habituem à nova demanda. A seguir, veremos algumas dicas e um passo a passo para que esse momento seja o mais organizado possível. Essa organização será essencial para que seus dias possam fluir da melhor maneira e para ajudá-la na superação desse desafio.

Boa leitura!

Respire fundo e busque apoio

O primeiro passo para organizar a vida após o diagnóstico do câncer de mama é respirar fundo. Essa é uma notícia difícil e não devemos, jamais, fingir que está tudo bem. É possível chorar e se sentir mal, mas nunca sem deixar de buscar por suporte.

Se apoie em sua família, amigos e, claro, na equipe responsável pelo seu tratamento. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, membros de ONGs, entre outros, todos estão ali para ajudá-la a passar por esse período tão complicado. Então, cuide de sua saúde mental!

Considere a compra de uma agenda

O segundo passo é considerar a compra de uma agenda. Ela será uma ferramenta indispensável nos próximos meses. Esse caderninho ajudará não só na definição de prioridades, mas na organização de sua rotina. Anote, nela, todas as consultas, exames e outros pormenores de sua rotina. Reserve, também, períodos para o lazer e para o autocuidado. É importante não deixar de se cuidar nesse momento, para que a sua autoestima não seja prejudicada.

Organize seus documentos

Outro ponto muito importante é a organização dos documentos. Procurar por exames nas horas antes da consulta é algo muito estressante e que pode gerar ansiedade desnecessária, além de fazer com que você perca muito tempo. Por isso, já deixe tudo organizado e, se possível, reserve um espaço para deixar apenas essas papeladas. Uma gaveta na cômoda, uma bolsa ou até mesmo uma pasta simples já é mais que suficiente.

Faça um mapeamento da situação financeira

Cuidar das finanças é outro ponto que não pode ser deixado de lado nesse momento. Faça um mapeamento de tudo o que você tem em sua conta bancária e tente prever alguns de seus gastos. Com isso, será mais fácil organizar as finanças nos próximos meses. Considere que alguns gastos extras também podem surgir. Em caso de dúvidas nesse momento, não hesite em entrar em contato com outras pessoas que possam ajudá-la na elaboração dessa parte da organização.

Faça planos

Por fim, não viva apenas o presente: pense em seu futuro! O que você sempre quis fazer, mas acabou por deixar para outro momento? Essa é a hora de começar o planejamento desse grande sonho. O câncer de mama não será seu companheiro para sempre. Por isso, comece desde já a considerar a viagem de seus sonhos, a compra do seu carro, a realização de um bom curso ou qualquer outro desejo ainda não realizado.

Agora que você já sabe como organizar a vida após o câncer de mama, tire um tempo para digerir essa notícia e mantenha o pensamento positivo. Essa é uma doença superável e, certamente, em breve esse obstáculo fará parte do seu passado. Estamos com você!

Para conferir notícias, informações e conhecer algumas histórias de superação de mulheres como você, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram. Nos vemos por lá!