Search

Você sabe o que é empreendedorismo social? Descubra aqui!

Você já ouviu falar em empreendedorismo social? Trata-se de uma vertente de empreendedorismo tradicional que, em vez do foco em gerar lucro, tem como principal objetivo beneficiar uma causa social, em áreas como: meio ambiente, educação, saúde, violência etc.

Dessa forma, pode-se dizer que todas as iniciativas e projetos criados visam a melhoria da comunidade onde a instituição está inserida, para gerar bem-estar coletivo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Entendendo o empreendedorismo social

Não se pode confundir empreendedorismo social com ações de responsabilidade social. Diversas empresas desenvolvem programas com o mesmo intuito, mas não se configura como o primeiro citado. Também, não pode ser chamado de filantropia.

O terceiro setor — formado pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) — dependem de doações e, ocasionalmente, criam meios para captação de recursos (como comercializar produtos fabricados internamente). No caso do empreendedorismo social, os projetos desenvolvidos não são financiados por verbas obtidas em vendas, por exemplo. As ações são o próprio produto oferecido pela instituição.

Conhecendo os focos de atuação do empreendedorismo social

Trabalhar nesse ramo, abrindo mão do lucro para que ele seja convertido em soluções para alguns problemas da sociedade, exige, principalmente, propósito. É preciso encontrar uma missão naquilo que faz — além de encontrar uma equipe que tenha a mesma paixão que você. Felizmente, a área está em crescimento, isto é, o número de empreendimentos sociais tem se tornado cada vez mais relevante. Conheça alguns deles a seguir.

Terranova

A Terranova existe há quase vinte anos e foi criada para mediar conflitos humanos relacionados à regularização fundiária em áreas urbanas ocupadas ilegalmente, ou seja, seu trabalho é resolver, de forma pacífica, as discussões sobre a posse da terra. Assim, garante que as partes sejam beneficiadas igualmente, mas principalmente assegura o direito de quem mais precisa à moradia.

Sua equipe é formada por arquitetos-urbanistas, advogados, psicólogos, comunicadores, assistentes sociais e uma gama de profissionais comprometidos a melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas.

Solar Ear

Já pensou em uma iniciativa que promovesse o uso sustentável de energia e ajudasse pessoas com deficiência? Essas são algumas das propostas da Solar Ear. Isso porque seu negócio é comercializar — a baixo custo — aparelhos auditivos econômicos e recarregáveis por meio de energia solar. O melhor: o lucro obtido é investido da seguinte forma: 1/3 é reinvestido na empresa, 1/3 em sua missão social e a outra parte nos próprios colaboradores que, por sua vez, são deficientes auditivos.

Projeto Tamar

Conhecido nacionalmente pelo trabalho em prol da preservação das tartarugas marinhas, o Projeto Tamar atua com grupos na costa marítima brasileira, pesquisando e cuidando dessa espécie que há anos está ameaçada de extinção. São mais de 1000km monitorados com 23 bases de apoio.

Um dos diferenciais desse projeto é que ele não limitou sua contribuição ao meio ambiente: os próprios moradores das comunidades costeiras participam e, assim, garantem sustentabilidade à região, sem ameaçar as espécies marinhas.

Contratada

A CONTRATADA é a primeira plataforma de empreendedorismo social e conexões de negócios para pessoas impactadas pelo câncer. Por meio dela, são disponibilizados cursos em diversas áreas, oportunidades de trabalho e parcerias, conteúdo sobre as tendências do mercado de trabalho e histórias sobre grandes mulheres que já venceram a doença.

Quer entrar para o empreendedorismo social? O primeiro passo para assumir esse desafio é decidir em qual ramo você deseja atuar. Para qual frente social quer contribuir? Após essa parte, monte um plano de negócios, acrescentando as principais ideias.

Deu para entender como funciona o empreendedorismo social? Para entender mais sobre esse e outros assuntos, é só assinar nossa newsletter!

Siga o Instagram @fundacaolacorosa