Quem não gosta de ver um bom filme? Seja para se distrair, aproveitar a companhia dos amigos ou se emocionar… A sétima arte consegue despertar as mais diversas emoções — e uma das mais bonitas é a vontade de ajudar ao próximo. Nesse artigo, selecionamos alguns filmes sobre voluntariado. Que tal assistir nesse fim de semana e descobrir o poder da solidariedade?

Por que ver filmes sobre voluntariado?

Apesar de nem sempre a arte retratar a realidade de forma verídica, as histórias que ela transmite na tela são uma maneira de se aproximar da história de outras pessoas, desenvolvendo um olhar mais crítico e também empático, além da possibilidade de autoconhecimento.

Confira a seguir mais vantagens dessa prática!

Inspiração

Algumas histórias são tão inspiradoras que conseguem despertar até novos talentos. Afinal, quem nunca se inspirou com a didática da professora Erin Gruwell, vivida pela atriz Hilary Swank, no filme Escritores da liberdade? Ou quem não se comoveu com a paixão pela profissão da bailarina vivida por Natalie Portman, em Cisne negro? Muitas vezes, a identificação ou o anseio de ser como os protagonistas acabam desenvolvendo novas habilidades em quem os assiste.

Engajamento

A vida é tão cheia de afazeres que, nem sempre, se tem tempo de olhar para o lado e se perguntar se tem alguém precisando de ajuda. Mas sempre tem. E às vezes, é um filme que reforça a necessidade desse olhar, de resgatá-lo ou de torná-lo ainda mais forte, como um incentivo quando ele já existe.

Entendimento

Ser voluntário é um ato nobre, mas continua sendo um trabalho. Ele exige dedicação, esforço, estudo e demais características que qualquer outro ofício pede de quem o exerce. Antes de se candidatar a se dedicar a uma causa, é importante saber como ela funciona e o que ela precisa de você. Por vezes, um filme sobre o assunto pode ajudar nessa questão, mostrando quão árdua essa rotina pode ser — mas igualmente recompensadora.

Quais os melhores filmes sobre voluntariado?

Está a fim de descobrir histórias emocionantes e, por vezes, reais sobre esse tema tão necessário? Veja nossas dicas abaixo.

Patch Adams — o amor é contagioso

Um dos grandes sucessos do ator Robin Williams, esse longa é um clássico e é baseado na vida de um médico que leva o mesmo nome. Após uma depressão, ele se encontra na medicina e descobre sua real vocação: ajudar as pessoas. Um verdadeiro exemplo de amor ao próximo, respeito e humanidade.

Lion — a longa estrada para casa

Também baseado em uma história verídica, Lion retrata a vida de um garoto que se perdeu de seu irmão mais velho, indo parar a milhares de quilômetros de distância. Já adulto, ele decide reencontrar a família e inicia uma longa busca pelos seus. O filme reforça a importância de institutos sociais e entidades filantrópicas, bem como seu trabalho na procura e acolhimento de crianças desaparecidas ou em situação de rua.

Hotel Ruanda

Imagine abrigar mais de 1000 refugiados, arriscando sua vida e a de sua família, em meio a uma guerra civil. Esse é o enredo (também real) de Hotel Ruanda, um filme indicado a 3 Oscar e um dos grandes exemplos do poder da solidariedade e empatia. Na realidade, o homem que inspirou o protagonista ganhou até um prêmio humanitário pela ONU, em reconhecimento ao gesto.

Então, qual desses filmes sobre voluntariado você vai assistir no próximo fim de semana? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar de olho nas novidades da Fundação Laço Rosa.