Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
20/09/2020
/

Mamografia causa câncer? Entenda os mitos e verdades sobre o exame!

Afinal, mamografia causa câncer? É possível realizá-la quando a paciente tem próteses de silicone? E no período menstrual, há alguma restrição? Saber as respostas para questões sobre esse exame tão comum é fundamental!

Na Medicina, alguns exames são muito específicos e solicitados apenas em casos particulares. Outros, por sua vez, fazem parte do que é conhecido como check up, ou seja, um apanhado de testes que deve ser feito como rotina por pacientes de um determinado grupo. É o caso da mamografia!

Sendo assim, ao longo de nossa conversa de hoje, responderemos as perguntas mencionadas no início de nossa conversa e mais algumas. Tudo pronto? Então, vamos lá!

A mamografia causa câncer

Mito! A mamografia é um exame essencial para o diagnóstico precoce do câncer e não tem qualquer relação com o seu surgimento. As causas dessa doença são muito variadas, mas não estão relacionadas com a radiação emitida pelo teste, ok? Ela é bem sutil, e a paciente ainda pode solicitar um protetor para a região do pescoço na hora de realizá-lo.

Quem tem prótese de silicone pode fazer a mamografia

Verdade! As próteses não são impedimento para a realização do exame. A paciente deve, no entanto, informar ao profissional responsável sobre esse detalhe. Assim, ele poderá tomar todas as precauções necessárias para garantir a segurança da mulher e obter imagens mais fidedignas.

Estar no período menstrual não impede o exame

Verdade! Não há restrição para a realização de uma mamografia por uma mulher que esteja em seu período menstrual. A única ressalva é que, talvez, a sensação causada pelo exame seja um pouco mais desconfortável devido à sensibilidade nos seios sentida por algumas mulheres nesse momento.

Quem está amamentando também pode fazer mamografia

Verdade! As lactantes, ou seja, mulheres que estão em período de amamentação, também podem realizar a mamografia. No entanto, muitas vezes, esse quadro torna difícil a visualização de certas estruturas mamárias. Nesse caso, é sempre importante discutir as opções, como a realização de um ultrassom, com o(a) médico(a) responsável.

Posso substituir a mamografia pelo autoexame

Mito! O autoexame é uma forma de autoconhecimento da mulher e não pode ser deixado de lado, sendo fundamental para o diagnóstico precoce. No entanto, a mamografia traz uma série de informações importantes que não podem ser obtidas com o toque, seja da própria paciente ou de um profissional qualificado.

Esse exame causa dor

Depende! Por definição, a mamografia não é um exame que causa dor. Boa parte das mulheres relatam não sentir nada além de um leve desconforto durante a realização. No entanto, pessoas diferentes têm, também, sensibilidades diferentes. Por isso, é possível, sim, que algumas pacientes sintam uma certa dor. Ela é, no entanto, passageira e suportável, já que esse é um teste rápido!

Agora você já sabe que a mamografia não causa câncer, entre outras perguntas. Não deixe de agendar o quanto antes a sua revisão! Converse com um(a) ginecologista e tire as suas dúvidas sobre quando começar, qual é a frequência necessária e muito mais. Esse é um exame essencial para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz do câncer de mama!

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e deixe suas amigas e familiares informadas sobre esses mitos e verdades da mamografia!