Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
26/03/2021
/

Entenda melhor o que é metástase e como lidar com o diagnóstico

A metástase ocorre quando as células extrapolam o local inicial. Esse processo pode ocorrer em qualquer tipo de câncer. Nesse caso, é importante lidar não só com o diagnóstico da doença, como também o seu tratamento, que não busca a cura, mas controlar a doença para que se tenha qualidade de vida.

Com o tratamento mais indicado para o seu caso e o uso das novas tecnologias para determinados tipos de câncer, pode-se ter uma vida com conforto ao mesmo tempo em que se convive com o tumor metastático. importante ter em mente que o diagnóstico de metástase não significa uma sentença de morte. 

Para saber mais sobre esse tema, continue a leitura e veja como lidar com o diagnóstico e o tratamento da doença.

Use os medicamentos conforme orientação médica

Contar com o apoio e as orientações de seu médico é essencial durante o tratamento do câncer. Com isso em mente, nunca se automedique e siga sempre as recomendações do profissional de saúde, como horários de tomar os medicamentos e a dosagem correta.

Caso haja dúvidas em qualquer ponto de seu tratamento, entre em contato com seu médico e converse sobre o assunto. O ideal é que você tire todas as suas dúvidas durante a consulta médica para entender a proposta de tratamento que lhe foi oferecida. Lembre-se de que não existe tratamento padrão, uma vez que tudo dependerá do caso clínico de cada paciente.

Exerça o pensamento positivo

O câncer de mama traz muitas preocupações e incertezas para a vida. Assim, é comum sentir-se perdida ou insegura nesse momento tão delicado. Porém, é essencial não se deixar levar pelo medo e pelos pensamentos negativos. Desse modo, exerça a positividade e deixe a vida mais leve e simples.

Pode parecer complicado implementar esse otimismo no dia a dia. Entretanto, com esforço e dedicação é possível colher e usufruir de excelentes frutos com essa prática, como menos estresse, uma mente calma e relaxada, a melhora no sono, entre outros. Para isso, pratique por exemplo a meditação, em que se preza por exercícios que controlam a respiração, o que, consequentemente, alivia a ansiedade e melhora o funcionamento do corpo.

Conte com o apoio dos entes queridos

É muito importante contar com pessoas queridas, sejam membros da família ou amigos, durante a fase do diagnóstico e tratamento da doença. Esse tipo de suporte proporciona mais força para enfrentar essa luta.

Portanto, mantenha as pessoas que você ama próximas de você e preze pela comunicação aberta. Ou seja, não torne o câncer um assunto proibido. O diálogo é importante para que vocês possam expressar os seus pensamentos e sentimentos e juntos superar essa fase difícil.

Porém, tenha cuidado para não deixar que esse seja o assunto central de todas as conversas, pois isso pode trazer mais nervosismo e inquietude. Logo, converse também sobre outros temas variados e divertidos que possam proporcionar risadas e acolhimento.

Gostou de saber mais sobre como lidar com o diagnóstico do câncer? Lembre-se de que a melhor forma de prevenir a metástase é por meio do diagnóstico precoce da doença. Portanto, é essencial realizar os exames de rotina periodicamente, de acordo com a orientação de seu médico.

Com essas informações, é possível entender melhor sobre o que é a metástase, não é mesmo? Fique por dentro também sobre como lidar com o câncer de mama. Assim, você poderá enfrentar essa situação delicada com ainda mais apoio, leveza e positividade.