Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
03/11/2020
/

Outubro Rosa: como participar ativamente e colaborar com a campanha?

Todos os anos, o câncer de mama ganha um destaque a mais durante o mês de outubro: trata-se da campanha Outubro Rosa, que acontece em todo o mundo e tem o propósito de chamar a atenção da sociedade para a doença, assim como para a importância de sua prevenção e do tratamento.

Para isso, são realizadas ações de todo tipo: palestras informativas, eventos temáticos etc. Independentemente da instituição que promove, a população pode participar e, inclusive, ajudar, dando mais força ao movimento. Quer saber como? Confira as dicas que trouxemos neste post!

Apoie as instituições parceiras

Não é difícil achar associações e ONGs que estejam vinculadas à causa. Então, se deseja ajudar, comece a pesquisar quais fazem esse trabalho na sua cidade, pergunte a seus amigos e parentes. É possível que eles já conheçam e até ajudem uma dessas instituições.

Depois, siga nas redes sociais para acompanhar as novidades e entre em contato para conhecer a programação da campanha — caso esteja próximo do mês de outubro ou no mês em si. Lembre-se de que, mesmo o período sendo mais propício, o auxílio é bem-vindo o ano inteiro.

Participe dos eventos da campanha

Participar e divulgar os eventos associados ao tema é muito importante para alcançar mais pessoas e, portanto, levar mais conhecimento e prevenção. O câncer de mama aumenta suas chances de cura em 90% quando descoberto precocemente. Então, informar é a chave para salvar milhares de vidas.

Além de participar, se você tiver disponibilidade, ofereça-se para dar suporte na organização do evento. Assim, é possível aprender uma nova habilidade e ajudar a causa, garantindo que a empresa responsável possa direcionar investimentos para outras atividades.

Compre produtos temáticos

A distribuição de brindes, como bottons e laços, durante a campanha Outubro Rosa, é bastante comum, bem como a venda de acessórios temáticos. Essa é uma boa oportunidade para ajudar, visto que o lucro adquirido com essa comercialização, geralmente, é destinado para promover mais ações para pessoas com câncer.

Infelizmente, boa parte das associações que trabalham defendendo essa causa não tem financeiro governamental. Por conta disso, doações e vendas como essas são algumas das principais fontes de renda para manter as operações funcionando. Se você pode ajudar, não hesite.

Ofereça serviços gratuitos para pessoas doentes

Sabe aquele salão de beleza que a sua tia trabalha? Que tal sugerir que ela ofereça um dia de beleza para mulheres com câncer de mama? E aquelas suas amigas psicólogas? Será que, juntas, elas poderiam montar uma rede para disponibilizar terapia por um valor mais acessível ou gratuito a essas mulheres?

Se a gente parar para pensar, sempre tem alguém com quem possa falar e sugerir uma ação assim, gratuita ou por um valor irrisório, destinado a pessoas com câncer. É uma oportunidade de praticar sua profissão e fazer o bem a quem nem sempre tem dinheiro ou tempo para isso.

É a participação de pessoas como você que faz a diferença para a campanha Outubro Rosa atender ao seu propósito: ajudar quem tem câncer de mama e, quem ainda nem sabe que ele existe, a identificá-lo e preveni-lo.

Quer começar a promover o Outubro Rosa? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e alcance mais gente!