Search

Conheça os principais tipos de doação e saiba como iniciar esta jornada!

Doar é, antes de tudo, um gesto de amor. Quando você doa sangue, dinheiro, seus cabelos, uma peruca que não usará mais, tempo em atividades comunitárias, oferecendo serviços gratuitos para ONGs, entre outros, ajuda muitas pessoas. Esse tipo de atitude amplia o bem-estar da comunidade e possibilita, a quem doa, a capacidade de trabalhar com uma causa a qual se identifica. Existem vários tipos de doação que você pode fazer. O ideal é escolher aquela que mais se encaixa em seu perfil e em sua rotina.

Confira, agora, os tipos de doação que você pode incorporar na sua vida.

Doação de dinheiro

A doação em dinheiro é a mais usada e a renda pode ser direcionada às inúmeras necessidades do dia a dia. Esse tipo de doação pode ser esporádica ou mensal e realizada por pagamento de boleto, por transferência bancária ou pessoalmente.

Em muitos casos, esse tipo de doação pode ser abatido do Imposto de Renda se a entidade for credenciada na assistência social e participar dos fundos municipais, estaduais, distritais ou nacionais. Assim, convém conferir o histórico da ONG antes de fazer qualquer tipo de depósito.

Lembre-se de, após doar seu dinheiro, passar a acompanhar o dia a dia da instituição, buscando informações sobre como a verba é aplicada. O Fundo Emergencial para a Saúde — Coronavírus, por exemplo, é formado por três instituições:

  • Idis (Instituto para Desenvolvimento do Investimento Social);
  • Movimento Bem Maior;
  • BSocial.

Os recursos captados serão usados para comprar equipamentos hospitalares, incluindo de UTI, testes de Covid-19, medicamentos, respiradores, material médico etc.

Apadrinhamento financeiro

Em geral, esse tipo de doação consiste na escolha de uma criança para fazer o apadrinhamento financeiro. Contudo, você também pode fazer a doação sem escolher quem ajudar. Dessa forma, os recursos são utilizados em diversos projetos e programas que ajudam comunidades carentes (com jovens e crianças), garantindo a oportunidade de um futuro melhor.

Doação de tempo e amor (trabalho voluntário)

Doar seu tempo e seu conhecimento a uma causa na qual você acredita é uma forma muito nobre. Há diversas entidades que precisam de voluntários para vários tipos de tarefa. É possível fazer trabalhos voluntários em hospitais, em instituições que ajudam crianças, jovens e idosos, dar aulas em comunidades carentes e ajudar abrigos de animais de rua, entre várias outras organizações sociais.

Para se tornar esse tipo de voluntário, escolha uma causa com a qual você se identifica e busque uma entidade séria e que, de fato, precise de mão de obra. No Brasil, a regulamentação do trabalho voluntário se dá pela lei 9.608, de 1998.

Doação de sangue

Doar o seu sangue a quem precisa é outra maneira nobre de ajudar as pessoas, pois você doará um pouco de si a quem passa por uma situação que depende de sangue para viver. Colaborar para manter o nível de estoque dos hemocentros estável fará com que você se sinta muito útil, pois estará salvando vidas. Para ser doador de sangue, é necessário ser maior de 18 e menor de 68 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter doenças como hepatite B e C, HIV, HTLV, sífilis e doença de chagas. 

Doação de perucas e cabelos

Sabe aquela peruca que você usou durante um tratamento de quimioterapia e não precisa mais? Em vez de mofar no armário, ela pode ser muito útil para outras mulheres. Há diversas instituições, como a Laço Rosa, que recebem esse tipo de doação, bem como de mechas de cabelo para a confecção de novas perucas. Isso aumenta bastante a autoestima de muitas mulheres que perderam o cabelo durante o tratamento de um câncer de mama, por exemplo.

Agora que você já conhece os principais tipos de doação, deixe um comentário no post. Pode ser sobre sua experiência como doadora ou alguma dúvida a respeito dessa forma de oferecer carinho a muitas pessoas.

Siga o Instagram @fundacaolacorosa