O Natal já é conhecido como uma época de confraternização e solidariedade. Nesse período, milhares de pessoas se mobilizam para fazer doações e ajudar instituições. Ainda, há aqueles que abrem mão de passar a comemoração ao lado da família e se disponibilizam para fazer trabalho voluntário no Natal. Ambas atitudes são significativas para quem precisa.
Em um período atípico como o que vivemos, essas doações se fazem ainda mais necessárias e não há maneira melhor de encerrar o ano que com um gesto solidário. Se deseja saber como pode ajudar, acompanhe os próximos tópicos.
Doação de sangue
Em feriados prolongados, como o Natal e o Carnaval — nos quais as viagens são mais comuns —, os acidentes nas rodovias aumentam significativamente. Quem já é doador pode aproveitar essa época do ano para ajudar mais gente, já que os hemobancos e hospitais precisam de uma quantidade maior. Para quem ainda não é, essa é uma excelente oportunidade para entrar para o time.
Doação de roupas, alimentos e brinquedos
No Natal, é comum que as crianças esperem pelo tão sonhado presente, mas nem todas as famílias podem arcar com essa despesa. Por isso, algumas empresas, como os Correios, dão a oportunidade para que outras pessoas façam o papel de Papai Noel e apadrinhem os pequenos.
Além da doação de brinquedos, é possível doar roupas e alimentos para instituições filantrópicas (que cuidam de crianças, idosos, pessoas com dependência química ou em situação de vulnerabilidade social etc.).
Doação de dinheiro
Se você não tem tempo para comprar algo, mas não quer abrir mão da doação, centenas de instituições também aceitam doações financeiras. Essa contribuição é muito bem-vinda porque ajuda a manter as operações e o trabalho da associação. Assim, é útil não apenas às pessoas que ela mantém, mas a quem se dedica e oferece seus serviços.
Caso não queira doar para instituições, há a possibilidade de presentear diretamente famílias que precisam de ajuda, como as que têm pacientes de câncer entre os familiares e tiveram (ou têm) gastos altíssimos com o tratamento e os remédios.
Como escolher a instituição para doar
É normal que, mesmo com a boa vontade de doar, a pessoa queira pesquisar a respeito da reputação da instituição. Isso é ótimo, pois é possível saber, na prática, o efeito que uma doação tem. Há algumas formas de verificar essa credibilidade. Uma delas é buscar no portal “Descubra sua causa”, que contém dados de diversas instituições as quais passaram por uma validação documental.
Outra forma é fazer uma pesquisa completa. Tem site institucional? Redes sociais? Há registros das ações já realizadas? Os dados estão atualizados? Tem parceiros? Procurar essas respostas não garante, mas ajuda a tirar algumas dúvidas. Em todo caso, sempre é aconselhável conversar com um dos responsáveis e entender como funciona.
Se nenhuma das alternativas acima serve para você, escolha uma entidade para fazer trabalho voluntário no Natal. Nessa época, as ações sociais são mais comuns, então precisam de mais gente para ajudar. Esse é o verdadeiro espírito natalino: fazer o bem sem olhar a quem!
Quer saber mais sobre trabalho voluntário ou outros meios de ajudar a Fundação Laço Rosa? Entre em contato com a gente.