Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
11/03/2021
/

O que é vida minimalista? Conheça agora esse estilo de vida!

Você já pensou em ter uma vida minimalista? Esse estilo tem conquistado cada vez mais adeptos. Ao contrário do que muitos imaginam, não é levar uma vida com restrições ou escassez, mas sim, com mais leveza e significado. Com algumas mudanças nos hábitos e ações bem simples, é possível gerar uma grande transformação.

O minimalismo aumenta nosso bem-estar e qualidade de vida, pois nos ensina a não desperdiçar tempo e dinheiro com coisas supérfluas e a investir em experiências com as pessoas que amamos e atividades que realmente nos dão prazer.

Ficou interessado em adotar esse modo de viver? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que é uma vida minimalista?

Atualmente, o consumo é incentivado o tempo todo, principalmente com o avanço da tecnologia, que nos permite comprar com mais facilidade e rapidez. Desse modo, consumimos por impulso, sem refletir realmente se aquele produto é necessário. Isso não se reflete apenas em nossos hábitos como consumidores.

Você já reparou que todos os dias somos bombardeados com uma infinidade de informações? Quais delas são realmente importantes? Ainda, há o fato de que estamos tão sobrecarregados com atividades que mal nos sobra tempo para fazermos o que de fato nos dá prazer.

Como resultado, ficamos com dívidas, pouco espaço em casa e pouquíssimo tempo para lazer e experiências inesquecíveis. Nesse sentido, ter uma vida minimalista é reavaliar o significado que damos a tudo que nos cerca e eliminar os excessos, a desordem e as distrações.

Quais as vantagens do minimalismo?

Em geral, quando falamos para uma pessoa abrir mão dos excessos e de alguns luxos, provavelmente ela pensará que não há qualquer benefício nisso. Para provar que a vida minimalista é mais vantajosa, listamos os principais motivos para adotá-la. Confira:

Como ter uma vida minimalista?

O processo do minimalismo começa com uma reflexão para dar início ao desapego. Contudo, isso não deve se limitar apenas aos bens materiais. É normal ter certa resistência no começo, mas não hesite em abrir mão daquilo que não é mais útil ou não faz bem. Muitas vezes, mantemos algo em nossa vida apenas pelo apego.

Organize sua casa e seu local de trabalho. Faça isso aos poucos e em um cômodo por vez. Aproveite esse momento para fazer doações a instituições e ajudar outras pessoas. Outra atitude essencial é valorizar o que você já tem. Não tire o foco do que já possui para desejar aquilo que não tem. Do mesmo modo, não compre o que não precisa. Sempre pense bastante antes de adquirir algo novo.

Diminua as distrações digitais e priorize a presença. Use redes sociais, e-mails, aplicativos de mensagens e visitas a sites de forma consciente, sem negligenciar o prazer de conversas e encontros presenciais, passeios ao ar livre e atividades em conjunto. Aliás, fazer algum tipo de trabalho voluntário é uma das melhores formas de aproveitar seu tempo com algo edificante e de refletir sobre o que realmente tem valor na vida.

Como você viu, é fácil adotar uma vida minimalista. No entanto, mudar hábitos pode ter alguns desafios, mas não desista. Recome quantas vezes for preciso. Acredite: eliminar da sua vida tudo o que não é essencial traz uma grande paz. Assim que senti-la, você desejará mantê-la para sempre!

Quer mais dicas sobre como levar a vida de um jeito ainda melhor? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!