Search

Como ajudar o próximo usando o poder das redes sociais? Descubra!

Conseguir ajudar o próximo pode ser mais fácil do que imaginávamos. Principalmente hoje em dia, com a popularização das redes sociais, os responsáveis por essas plataformas podem exercer muita influência. Como prova disso, temos a recente profissão de digital influencer, na qual os donos de canais de comunicação fecham parcerias com marcas para divulgar ofertas e atos.

Afinal de contas, especialmente quem conta com inúmeros seguidores, se tornam formadores de opinião e podem contribuir para o compartilhamento de ações solidárias locais e até nacionais, o que aumenta a visibilidade para a ação e pode torná-la mais eficiente. Isso foi muito visto em tempos de isolamento social, quando o meio digital foi o mais seguro para comunicação.

Então, quer entender mais sobre como é possível ajudar o próximo por meio das redes sociais? Acompanhe o artigo e descubra!

Crie campanhas solidárias para ajudar o próximo

Não é novidade que as redes sociais permitem a conexão de pessoas em diferentes lugares do mundo, necessitando basicamente de internet e de um aparelho. Então, que tal utilizar essa potência para, além de conhecer o trabalho de artistas internacionais, criar campanhas solidárias que arrecadem fundos, por exemplo?

O próprio Facebook, que conta com mais de 2 bilhões de usuários, tem uma ferramenta que permite a criação de campanhas de arrecadação de fundos. Além disso, também é possível se envolver em campanhas solidárias nessa e em outras redes sociais, divulgando ações suas e de outras pessoas. Para isso, é necessário caprichar na imagem e no texto, lembrando sempre de produzir um anúncio que conquiste a atenção dos leitores rapidamente. Além de, claro, incluir todas as informações essenciais.

Ensine algo para as pessoas

Durante a pandemia do coronavírus, muitos psicólogos se voluntariaram nas redes sociais para ajudar remotamente quem precisasse de apoio psicológico durante o isolamento social. Assim como muitas outras pessoas também ofereceram orientações para ensinar idosos e professores a utilizar a tecnologia e driblar alguns dos desafios da quarentena. Você pode se inspirar nisso e utilizar as plataformas digitais para ensinar algo a outras pessoas, seja durante a pandemia ou não.

Apoie causas publicamente

Existem inúmeras iniciativas de voluntariado online divulgadas nas redes sociais. Assim, você pode tanto se engajar virtualmente como divulgar em suas plataformas, para que mais pessoas façam parte dessa rede solidária.

Além disso, também é possível fazer doações de recursos pela internet e até se engajar em alguma brincadeira que leva a arrecadação de fundos. Por exemplo, o desafio do balde de gelo, muito popular entre famosos — como Bill Gates e Mark Zuckerberg —, em prol do incentivo à doação de valores para associações de pacientes com esclerose lateral amiotrófica.

Assim, quanto mais popular o desafio se tornava nas redes sociais, mais visibilidade o assunto tinha. O que, além de aumentar o conhecimento sobre a doença, multiplicou a doação de recursos para a compreensão do problema. Você pode se engajar em outras causas, como a prevenção ao câncer de mama, por exemplo.

Percebeu a importância não só de ajudar o próximo, mas de contar com as redes sociais para incentivar mais pessoas a fazerem o mesmo? Como foi dito, com as plataformas digitais, todos se tornam influenciadores. Esperamos que você aproveite isso para influenciar boas ações.

Gostou do nosso post? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre para outras pessoas como elas podem ajudar o próximo!

Siga o Instagram @fundacaolacorosa