Frutas cítricas, alimentos secos e aveia são alguns dos alimentos que reduzem o enjoo. Assim, eles são ótimos aliados durante o tratamento de câncer.
A quimioterapia, um dos principais tratamentos para combater essa doença, pode causar diversos efeitos colaterais, como queda de cabelo, feridas na pele, náusea e vômito. Nesse texto, vamos abordar algumas opções eficazes que ajudam a amenizar o gosto ruim na boa e a sensação de enjoo.
Então, se você quer saber quais alimentos reduzem o enjoo durante o tratamento de câncer, continue a leitura e tire suas dúvidas.
Mingau de aveia
O mingau de aveia é gostoso e fácil de digerir. Além disso, ele é ideal para pacientes em tratamento oncológico. Isso acontece devido ao seu sabor neutro. Logo, ele ajuda a controlar o enjoo durante as refeições.
Para deixar o mingau mais calórico e saboroso, coloque um pouco de banana nanica picada por cima. Vale ressaltar que a banana nanica, fonte de potássio e vitamina B, também ajuda a reduzir a náusea, uma vez que faz bem para a digestão.
Gelatina
A gelatina é uma fonte de energia e uma ótima opção para que o estômago nunca fique vazio, o que pode acentuar o enjoo ao longo do dia. Assim, tente comer, pelo menos, uma colher de gelatina a cada 1 ou 2 horas.
Esse alimento é fácil de digerir e de fazer. Além disso, você pode escolher os sabores que sejam mais atrativos para seu gosto. O seu consumo ainda ajuda a manter o corpo hidratado, o que ajuda a regular a pressão no estômago, evitando uma crise de refluxo.
Frutas cítricas
As frutas cítricas são excelentes aliadas na redução do enjoo. Algumas opções são: a laranja, o kiwi, o limão, o abacaxi e a acerola. Essas frutas são ricas em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra infecções no organismo.
Pode-se consumir as frutas in natura, em suco e até em formato de sorbet. Para essa última sugestão, bata a fruta desejada com água no liquidificador e, depois, leve para o freezer para congelar – você pode utilizar forminha de picolé, por exemplo. Depois de, aproximadamente, 1 hora, está pronto para consumir.
Tenha ainda em mente que os alimentos frios entorpecem os receptores gustativos presentes na boca, que são responsáveis pelo paladar. Assim, eles amenizam a sensação de enjoo e facilitam a experiência na hora de comer.
Alimentos secos
Os alimentos secos fazem com que a boca produza menos saliva, consequentemente, evita-se o gatilho para sentir náusea. Algumas opções são os pães integrais, as torradas, os biscoitos sem recheio e a tapioca.
Vale ressaltar que esses alimentos oferecem carboidrato ao corpo, a principal fonte de energia para as células humanas. Assim, tenha sempre alguma dessas opções por perto ao longo do dia para fazer um lanche saudável e que ajude no controle da hipersialose, que ocorre quando o corpo produz muita saliva.
O ideal é testar as dicas fornecidas de alimentos que reduzem o enjoo e ver quais opções funcionam melhor para sua alimentação. Lembre-se de contar com outra pessoa para preparar suas refeições, pois, dessa maneira, você ficará menos tempo exposta aos cheiros dos alimentos, o que pode desencadear as náuseas. Além disso, fracione as refeições. Ou seja, coma um pouquinho durante várias refeições ao longo do dia.
Agora que você já sabe quais alimentos reduzem o enjoo, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais? Assim, você ajuda a propagar informações valiosas que podem ajudar muitas pessoas.