Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
26/07/2022
/

Como é a primeira sessão de quimioterapia? Descubra

O início de um tratamento contra o câncer não é nada fácil para o enfermo. Com a descoberta da doença, é comum que surjam muitas perguntas que envolvam a jornada terapêutica. Entre as mais comuns, como funciona a primeira sessão de quimioterapia é a dúvida da maioria das pessoas – ou talvez de todos os pacientes no consultório. No entanto, é necessário lembrar que as intervenções podem ser diferentes em cada caso.

Geralmente, a quimioterapia é realizada por um enfermeiro especializado, que administra a medicação no paciente via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea, intracraneal (pela espinha dorsal) ou por meio tópico (pele ou mucosa). Algumas sessões quimioterápicas são mais demoradas quando comparadas a uma consulta, podendo durar de 2 a 3 horas.

Se interessou pelo tema? Então, acompanhe a seguir mais detalhes sobre o tratamento e como se preparar para a primeira sessão de quimioterapia.

Entenda como se preparar para a primeira sessão de quimioterapia

A preparação para o tratamento é uma etapa importante, que deve facilitar o processo, na medida do possível, desde a primeira sessão. Entenda alguns pontos!

Conheça o local e os profissionais

Visite o local e converse com as pessoas envolvidas na quimioterapia, o que pode contribuir com a sensação de conforto e familiaridade. Além disso, é um bom momento para tirar dúvidas. A visita pode trazer mais confiança para o paciente e ajudar as sessões a serem menos dolorosas. Além disso, os profissionais costumam ser bastante acolhedores, por isso visitar o local com antecedência pode oferecer mais segurança.

Faça uma boa alimentação

Os medicamentos são muito fortes e causam vários efeitos colaterais. Contudo, os desconfortos podem ser minimizados consideravelmente quando uma boa alimentação é seguida. Por isso, muitos pacientes fazem um acompanhamento com um nutricionista, profissional que auxilia a conquistar uma alimentação adequada. Se a sessão de quimioterapia for logo cedo, tome um bom café da manhã; se for à tarde, almoce. Porém, evite refeições pesadas.

Priorize o seu conforto

Como citamos no início do artigo, algumas sessões podem ser bastante demoradas e, consequentemente, cansativas e desconfortáveis. Sendo assim, vá com roupas leves e aconchegantes para diminuir os incômodos.

Mantenha sua vaidade

Pode ser que 15 dias depois da primeira sessão comece a queda capilar e o enfraquecimento das unhas, mas não desanime! Mantenha a sua vaidade: use suas maquiagens e brincos, passe perfume. Não há nenhuma contraindicação para o uso desses itens durante a quimioterapia. Pelo contrário, eles contribuem com a confiança e a retomada da vida normal.

Saiba o papel da família durante o tratamento

Por fim, é importante que a família e os amigos próximos estejam ao lado do paciente em todas as fases do câncer. As pessoas envolvidas devem dar apoio psicológico, estimular a alegria e os bons sentimentos do paciente, pois são essenciais para os bons resultados do tratamento.

A família também pode garantir que as recomendações médicas sejam seguidas, afinal é normal a pessoa sair da sessão um pouco fragilizada. O acompanhante pode acolher, comprar algum medicamento para evitar náuseas, vômitos e diarreia, entre outros efeitos que são comuns desde a primeira sessão de quimioterapia.

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário abaixo para conhecermos a sua opinião!