Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
30/12/2020
/

Doação de dinheiro mensal: o que é e como funciona?

Quando pessoas físicas realizam doação de dinheiro mensal para entidades filantrópicas é possível salvar, melhorar a qualidade de vida e ajudar no crescimento pessoal dos doadores. Inclusive, esse tipo de doação é uma das principais fontes de rendas das organizações, tornando a contribuição fundamental para a transformação de outras vidas.

Além disso, os doadores que contribuírem para essas entidades ainda podem ter um abatimento em 6% do Imposto de Renda, já que as doações ajudaram a contribuir com responsabilidades e deveres do Estado, como apoio a projetos culturais, políticas públicas de saúde etc.

Quer saber mais sobre o funcionamento da doação de dinheiro mensal? Continue acompanhando a leitura e descubra!

Doação de dinheiro mensal para entidades filantrópicas

Cada entidade conta com o seu sistema de doação, sendo a maioria deles informatizados e até on-line, o que simplifica o processo e o valor pode até ser descontado previamente no cartão ou da sua conta no banco, por exemplo.

É a chamada doação recorrente, semelhante ao esquema de pagamento de streamings de vídeo como Netflix ou Amazon Prime, em que você não precisa se preocupar em procurar a Organização mensalmente para a doação, sabe?

Como declarar doação de dinheiro mensal no Imposto de Renda

É preciso que a doação fique registrada na ficha de Doações Efetuadas pelo Código 80, referente a valores em dinheiro e Código 81, que diz respeito a doações de bens e carros. Junto disso deve ser informado o valor doado, seu nome, CPF e nome de quem recebeu a doação.

Benefícios da doação mensal de dinheiro

Como foi dito, a maior parte das organizações filantrópicas se mantém e conseguem ajudar os grupos sociais pela contribuição de pessoas físicas. Assim, quando você escolhe ajudar uma causa que se identifica, independentemente do valor, auxilia na melhora da qualidade de vida de quem recebeu o valor, como doar valores de perucas e de mamografia para mulheres vítimas de câncer de mama, por exemplo.

Inclusive, a doação de dinheiro se tornou mais presente na sociedade brasileira durante o contexto de pandemia, que colocou inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade, o que exigiu que mais pessoas se unissem em uma rede de solidariedade para apoiar essas pessoas e atenuar problemas que o Estado não atenua como deveria.

Ainda assim, é preciso tornar a doação uma cultura permanente na sociedade mesmo depois da pandemia, já que existem diversos setores necessidades e, especialmente após a crise do coronavírus, a situação só tende a se agravar.

Para isso, você deve escolher com calma uma causa que se identifique, além de investigar como o dinheiro será utilizado e a seriedade da entidade, que deve prestar contas do que fez com os valores recebidos, se ela está associada a algum fundo municipal, estadual, distrital ou nacional etc. Ao fazer isso você exerce sua cidadania.

Então, gostou do nosso post? Aproveite a visita ao blog para conferir mais informações sobre como saber se uma ONG é confiável e saber tudo o que você precisa para se aprofundar nesse importante tema.