Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
27/10/2022
/

Como ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Mesmo quem tem uma vida profissional extremamente corrida, não sobrando tempo para o social e o pessoal, deve saber que ter equilíbrio entre essas áreas é essencial para manter a qualidade de vida. Isso envolve encontrar concordância fora e dentro da empresa. Inclusive, é primordial para alcançar um bom desenvolvimento profissional, logo, ter essa harmonia é um benefício para todos. Entretanto, você sabe como fazer isso?

Para saber os detalhes, este post fala sobre como ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Confira!

Qual é a diferença entre vida pessoal e profissional?

Ter uma vida pessoal é manter um bom relacionamento com amigos, familiares e pessoas queridas, dispondo de tempo suficiente e dedicação para se dedicar a elas. Os hobbies e as atividades de lazer também são importantes para a vida pessoal, pois ajudam a manter a qualidade de vida e o prazer. A vida profissional é a parte que envolve o trabalho e as relações dentro da empresa. Seja o cargo presencial, home office, híbrido, freelance, empreendedor e qualquer meio de ganhar dinheiro. É o tempo dedicado a essa atividade.

Como equilibrar vida pessoal e profissional?

O desequilíbrio entre vida profissional e pessoal pode gerar consequências muito negativas, como desentendimentos com entes queridos por não haver dedicação de tempo suficiente para eles. Ainda, pode gerar diminuição da qualidade de vida, sobrecarga emocional e mental que pode gerar até o burnout.

O excesso de tempo destinado à vida profissional, excedendo muito as horas estipuladas por um grande período, pode ser ocasionado pela alta competitividade na empresa, o que demanda uma dedicação integral para manter o cargo. Contudo, fazer isso de maneira harmônica é essencial para manter um bom rendimento, logo, é positivo tanto para a empresa quanto para os profissionais.

Veja como manter esse equilíbrio.

Tenha planejamento

Ter um planejamento é o ponto inicial para equilibrar a vida pessoal e profissional. Isso envolve ter clareza sobre os caminhos que deseja tomar e quais passos são necessários para chegar às metas. Isso pode ser feito nas duas áreas.

Organize seu Tempo

Organize suas horas, colocando um tempo para a vida com os amigos e a família. Por mais que as pessoas tenham tempo à disposição, a má gestão pode reduzir a eficiência do uso dele, fazendo parecer que não há tempo de sobra. Assim, se organize, avalie com calma o tempo livre e faça as programações sem comprometer o lazer e o descanso. Encontre um equilíbrio entre mais dinheiro e conquista do prazer.

Tenha sua própria agenda

Isso acontece principalmente com os trabalhadores autônomos. Não abra mão do seu prazer para entregar tarefas de acordo com os horários alheios. Use o conceito do “meio-termo” para equilibrar a sua agenda com a dos seus clientes. Assim, todos saem ganhando. Na gestão do tempo, é essencial dizer “não” para manter a qualidade de vida e administrar os momentos de lazer.

Assim, é possível ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional, exercitando algumas práticas como organizar o tempo, ter sua própria agenda e ter planejamento. Essas habilidades vão ajudar você a otimizar cada vez mais a qualidade de vida!

Gostou deste post? Assine nossa newsletter para receber conteúdos semelhantes!