Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
08/06/2022
/

Como fazer a mudança de carreira? Veja nossas dicas

Cogitar uma mudança de carreira é sempre algo que dá medo. Porém, não precisa ser assim. O segredo do sucesso está no planejamento. É preciso entender o mercado, as novas oportunidades diante das demandas da sociedade e buscar qualificação profissional. 

Trata-se de um processo árduo, mas muito recompensador. Isso se deve à satisfação pessoal e profissional de estar atuando em algo que proporcione prazer e realização. 

Desse modo, se você está se sentindo triste, desvalorizado e desanimado em seu atual trabalho, talvez seja o momento de pensar em uma transição de carreira. 

Confira algumas dicas valiosas para fazer essa mudança. Leia este texto e informe-se!

Planeje com cuidado

O planejamento é fundamental para não ser pego de surpresa diante das adversidades. Portanto, planeje e esteja preparado para enfrentar diversos cenários pessimistas, como dificuldade para conseguir um novo emprego e remuneração baixa para quem está iniciando uma nova jornada profissional.  

Com isso em mente, é essencial avaliar sua reserva de emergência. Ela deve ter a quantia necessária para pagar as suas despesas fixas durante, pelo menos, 6 meses. Assim, antes de realizar a mudança total de carreira, analise com cuidado sua situação financeira, pois pode ser que você ainda tenha que manter o antigo emprego até conseguir se estruturar no novo caminho.  

Estude o mercado 

O mercado de trabalho está em constante movimento. Dessa maneira, é importante acompanhar suas mudanças. Por exemplo, com um mundo cada vez mais tecnológico e diante dos impactos da pandemia da covid-19, foi fundamental que muitas empresas aderissem às vendas on-line. 

Ou seja, se você tem como propósito empreender e criar uma loja – seja de roupas, acessórios ou alimentação –, cogite a hipótese de fazer isso no meio digital. Com o crescimento do negócio, ficará mais fácil abrir uma loja física posteriormente. 

Invista em sua educação

Iniciar uma carreira do zero é um processo desafiador. Por isso, será preciso muita paciência, perseverança e determinação. 

Se você estiver mudando de área profissional, provavelmente, você terá que investir em uma formação acadêmica, tanto para adquirir qualificação como para competir com os demais profissionais em busca de um emprego. Então, dedicar-se a uma graduação, pós ou curso tecnológico é fundamental.    

Aprenda sempre que possível

Não veja as derrotas como perda de tempo. Encare-as como uma chance de aprender para não repetir os mesmos erros. Portanto, não tenha medo de errar. Isso significa que você está em processo de evolução e desenvolvimento, o que é melhor do que estar estagnado, sem chances de crescimento.

Caso não seja possível investir em uma formação formal, aprenda na prática e com vídeos e cursos gratuitos. Se você atua com vendas, estude marketing; se comercializa um serviço, explore a melhor maneira de fidelizar seus clientes. Procure sempre meios para otimizar o seu trabalho.    

Ao seguir essas orientações, fica mais fácil mudar de carreira de forma consciente e segura. Desse modo, pode-se usufruir dos benefícios dessa transição profissional, como mais motivação no dia a dia, melhora na produtividade e na autoestima.   

Gostou das nossas dicas de como realizar a mudança de carreira? Então, agora, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você fica sempre por dentro das nossas novidades.