Search

5 histórias de mulheres empreendedoras de sucesso

Conhecer as histórias de mulheres empreendedoras de sucesso é uma excelente forma de buscar inspiração, não apenas para quem pretende montar o próprio negócio como para quem busca um novo sentido em vários aspectos da vida.

Além disso, ao saber que empreender tem a ver com realizar alguma coisa que tem valor para a sociedade, a inspiração que essas mulheres que romperam diversas barreiras é inestimável.

Continue lendo e veja cinco mulheres empreendedoras de sucesso!

1. Cleusa Maria da Silva

Quem vê a sofisticação de uma loja da Sodiê Doces não imagina que nem sempre foi assim. Sua criadora, Cleusa, nasceu em uma família humilde, tinha somente o ensino médio incompleto e trabalhou até como cortadora de cana.

Quando começou a vender bolos em casa com uma quantia emprestada pelo irmão enquanto trabalhava numa indústria, produzia até de madrugada para cumprir sua dupla jornada.

Após dois anos de muita dedicação em bolos de qualidade, ela abriu sua primeira loja (Sodiê) em Salto, no interior de São Paulo. Atualmente, é a maior franquia de bolos do Brasil.

2. Zica Assis

Heloísa Assis começou a trabalhar com apenas 9 anos como faxineira, babá e doméstica. Já aos 21 anos — em uma época em que a ditadura da moda era alisar os cabelos –, Zica alisava frequentemente os fios crespos e volumosos. Porém, ela desejava um produto que apenas domasse os cachos, sem alisá-los.

Foi quando essa mulher arrojada e visionária fez um curso de cabeleireira e adquiriu algumas matérias-primas para criar seu produto em casa. Então, munida de uma bacia e uma colher de pau, misturou produtos diferentes e testou-os em seu cabelo. Após 10 anos de muitos testes, criou a fórmula do Super-Relaxante, que começou a ser usado pelas pessoas próximas a ela.

Em 1993, Zica abriu a primeira unidade do Beleza Natural, com sucesso estrondoso: as clientes faziam filas desde às 5 horas da manhã para usar os produtos inovadores. Hoje, a rede é a maior comercializadora brasileira de cosméticos para cabelos crespos e cacheados.

3. Maitê Lourenço

Em 2010, a psicóloga Maitê Lourenço criou a Cia de Currículos, empresa de recursos humanos, ao mesmo tempo que participava de eventos da Comunidade Brasileira de Empreendedorismo. Foi quando notou que ela era a única negra nessas reuniões, que ela desejou mudar essa situação.

Foi então que ela fundou a BlackRocks Startups para ajudar a capacitar empreendedores negros, apoiando-os com investimentos para seus projetos. Assim, devido ao impacto social da sua atuação, Maitê já ganhou prêmios e foi considerada uma das jovens mais inovadoras pela área de Responsabilidade Social da Rede Globo de Televisão.

4. Luiza Helena Trajano

Quem nunca ouviu falar na história de sucesso da mulher à frente do Magazine Luiza? A loja de varejo foi aberta pelos tios (sua tia também se chamava Luiza). Ela já trabalhava na loja aos 12 anos para comprar presentes de Natal para quem ela amava.

Foi a partir da união de características herdadas da mãe e da tia: inteligência emocional, empreendedorismo e espírito de vendedora, além de valores como honestidade, sonho grande e interesse em se manter aprendendo, que essa mulher transformou a loja dos tios em uma das maiores varejistas brasileiras, o “Magalu”.

5. Sônia Hess

A veia empreendedora de Sônia conseguiu transformar a pequena loja de camisas do seu pai numa das maiores exportadoras de camisas do Brasil. A ideia começou acidentalmente, quando o seu pai, um alfaiate, comprou um grande estoque de tecidos por engano.

Para evitar o prejuízo, Sônia usou o tecido excedente para personalizar uma camisa. A personalização na camisa fez muito sucesso, e seus pais, seu Duda e dona Lina, apostaram na filha para tocar os negócios e criaram a famosa marca de roupas brasileira Dudalina.

Esperamos que, ao conhecer a história dessas mulheres empreendedoras de sucesso, novas líderes femininas surjam Brasil afora. Quem sabe uma delas possa ser você! Para isso, acredite em seu potencial, tenha força de vontade, estude muito para buscar entender tudo sobre a área em que deseja empreender!

Agora, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as histórias dessas mulheres de sucesso e possam inspirar-se também!

Siga o Instagram @fundacaolacorosa