Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
16/01/2023
/

Confira 7 ideias de artesanatos para vender!

Apostar em artesanatos para vender é uma excelente maneira de empreender e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental e se recolocar no mercado de trabalho. Ou, ainda, para quem já trabalha, é uma ótima forma de obter uma renda extra.

Isso é ainda mais importante para quem enfrenta ou já enfrentou a batalha contra o câncer de mama. Ocupar o tempo e a mente, fazer trabalhos manuais e ainda conseguir aumentar os rendimentos eleva a autoconfiança, dando mais força e ânimo para passar por esse momento com mais tranquilidade.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Listamos 7 ótimas ideias de artesanatos para vender. Acompanhe e escolha aquele que mais tem a ver com seu perfil e suas expectativas!

1. Sabonetes artesanais

Perfeitos para o autocuidado e para presentear, os sabonetes artesanais têm uma grande procura. Além disso, sua fabricação é bastante prazerosa e estimula muito a sua criatividade. Com diversos formatos, tamanhos, cores e fragrâncias, eles ficam prontos rapidinho para serem vendidos.

Apesar de não exigirem muitos materiais, invista nos que têm qualidade. Afinal, é um tipo de produto que além de enfeitar e aromatizar o ambiente, pode ser utilizado na pele. Uma dica para aumentar as vendas é caprichar nas embalagens e aproveitar as datas comemorativas. Por exemplo, sabonetes em formato de coração ou rosas para o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

Você também pode fazer sabonetes personalizados para serem oferecidos como lembrancinhas em aniversários, casamentos ou batizados de bebê.

2. Crochê e macramê

Você sabia que fazer crochê é considerado uma terapia? E além de fazer bem à saúde, é uma excelente forma de ganhar dinheiro. Se você ainda não sabe fazer crochê, acredite: é muito fácil.

Apesar de ser considerada uma técnica antiga, ainda está muito presente nos dias de hoje. Isso porque é possível fazer inúmeras peças, desde roupas, acessórios e itens de decoração.

A boa notícia é que o crochê nunca sai de moda. Alguns exemplos do que você pode fazer em crochê são:

Com tanta variedade de fios e pontos, basta colocar sua criatividade para trabalhar e você fará peças maravilhosas e que venderão muito bem.

3. Caixas decoradas

Outra opção para empreender com artesanatos para vender é a confecção de caixas decoradas. Em madeira ou mesmo em MDF, elas têm mil e uma utilidades, desde decorar a casa, embalar um presente ou para guardar joias ou fotos, por exemplo.

Dependendo da decoração que você fizer, podem ser utilizadas também para guardar chás, temperos, cápsulas de café e, ao mesmo tempo, embelezar a cozinha.

Para fazê-las, além das caixas (que podem ser compradas cruas pela internet ou lojas especializadas), você precisará de poucos materiais, como tinta, pincéis, retalhos de tecidos, stencil para artesanato e outros materiais decorativos que sua criatividade mandar.

Quer uma ideia muito bacana? Fazer caixas personalizadas com as iniciais dos noivos para que eles entreguem o convite para os padrinhos. Dentro, pode ter um vinho, espumante, duas taças ou o que eles preferirem, junto com o convite. O mesmo vale para os papais que querem fazer o convite para os padrinhos do bebê.

4. Bordados

O bordado é mais uma técnica antiga, mas que está sempre em alta devido à sua versatilidade. Ele pode ser feito em diversas superfícies e com uma infinidade de técnicas, como ponto cruz, em relevo, needle painting, vagonite, ponto russo, com fitas, livre, entre outros.

Você precisará da agulha própria, linhas, tesoura, tecido e bastidor. Alguns outros materiais podem ajudar, como fita métrica, marcador de tecido, passador de linha, entre outros.

Você pode fazer diversos artesanatos bordados, como:

5. Bonecos de pano

Não são apenas as crianças que adoram bonecos de pano. Adultos também, especialmente os personagens famosos das séries, jogos ou animes favoritos. Os bonecos de pano continuam vendendo muito bem e, por isso, são outra ótima opção para começar um negócio no ramo do artesanato.

Então, se você tem o dom da costura (à mão ou à máquina), pode optar por fazer bichinhos, bonecos e personagens em malha, feltro ou outro tecido. Ainda, há a opção de fazer em crochê, os chamados amigurumis, como citamos em tópico anterior.

6. Biscuit

O biscuit ou porcelana fria é uma massa de modelar obtida a partir de amido de milho, vaselina, vinagre e cola branca para porcelana. A massa é muito flexível e pode ser tingida com corante. Ou, se preferir, você pode comprar a massa pronta e soltar sua imaginação para fazer o que quiser, como:

Você não precisará de muito espaço nem de muitos materiais para fazer suas peças. Basta ter a massa e algumas espátulas, que são facilmente encontradas em lojas de aviamentos e armarinhos ou mesmo na internet.

7. Roupinhas para pets

Donos e tutores de bichinhos de estimação querem mimar cada vez mais seus pets. E um dos itens mais procurados são as roupinhas. Além dos tradicionais lacinhos e vestidos, vale a pena você investir em diferenciais para se destacar e, assim, se tornar uma empreendedora de sucesso.

Moletons, camisetas, fantasias de personagens são apenas algumas ideias. As caminhas também são fáceis de serem feitas e são muito procuradas, especialmente as feitas sob medidas ou personalizadas.

Como você viu, há diversas alternativas de artesanatos para vender e ganhar dinheiro. E se você acha que não tem o dom para fazer nenhuma das opções que listamos, saiba que nunca é tarde para aprender uma atividade nova. Basta ter o principal, que é a força de vontade.

Quer conferir mais dicas e ter acesso a mais conteúdo? Então, siga a Fundação Laço Rosa nas redes sociais e acompanhe as nossas publicações. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.