Voltar para listagem
Autor(a):

Natali de Araujo

Natali de Araujo

Data do Post
08/02/2023
/

Autoestima empresarial para quem passou por câncer de mama

A autoestima empresarial faz bem para o corpo e a mente, e é essencial para uma empreendedora que enfrentou o câncer de mama. É por meio dela que a pessoa consegue reconhecer a importância de seu trabalho e, consequentemente, se valorizar.

Logo, a autoestima na vida profissional é quando o indivíduo tem a sensação de merecimento em decorrência de seu empenho. Com isso, pode-se colher ótimos resultados, como mais produtividade no trabalho, resultados mais eficazes, mais confiança em sua área de atuação, maior credibilidade e segurança em sua imagem, entre outros.

Para saber mais sobre a autoestima empresarial, continue a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

O que é autoestima empresarial?

A autoestima profissional ou empresarial é a confiança e o amor-próprio que um empreendedor tem em suas habilidades, competências e escolhas de trabalho. Ou seja, é a crença em si mesmo como um bom profissional.

Então, quando uma pessoa desenvolve a autoestima no trabalho, ela se sente mais disposta a correr riscos, buscar oportunidades de crescimento e superar os desafios em suas tarefas. Desse modo, ela é essencial, pois impacta diretamente em como nos sentimos e nos comportamos no trabalho.

Assim, é possível tomar decisões mais assertivas e focar melhor nos objetivos, levando a uma carreira mais bem-sucedida e satisfatória.

Por que a autoestima empresarial é imprescindível para as empreendedoras após o câncer?

Após enfrentar o câncer, é comum que a pessoa se sinta mais frágil diante da sociedade, desenvolvendo episódios de ansiedade e nervosismo em situações sociais, o que pode atrapalhar no desempenho empresarial. Com isso em mente, é fundamental investir em técnicas de autoconhecimento a fim de tranquilizar a mente e trazer mais autoconfiança durante as situações profissionais do dia a dia.

Desse modo, a autoestima no empreendedorismo, quando fortalecida, traz segurança, esperança e positividade diante das questões do negócio. Com ela, é possível tomar decisões com mais confiança, se organizar com mais simplicidade para evitar a procrastinação, melhorar as relações interpessoais com os colaboradores e enfrentar os desafios sem medo de errar e ter que recomeçar.

É essencial ressaltar o quanto é necessário criar mecanismos para combater o medo de cometer erros. O erro é inevitável em muitas situações e deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizado. Por isso, não tenha medo de começar e recomeçar se for preciso. O fundamental é sempre ter ânimo para o início do processo, seja na vida pessoal ou profissional.

Como desenvolver uma boa autoestima empresarial?

É importante trabalhar a sua autoestima para ter uma vida mais completa. Conte com redes de apoio, como seminários ou congressos sobre o tema, sessões de terapia e encontros produzidos por instituições que acreditam nessa luta, como a fundação Laço Rosa, entre outros. A seguir, confira dicas valiosas para desenvolver sua autoestima empresarial e, assim, ter uma carreira de sucesso.

Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento é a capacidade de identificar os seus pontos fortes e fracos. Desse modo, fica mais fácil determinar quais são as áreas em que você é especialista e quais você precisa desenvolver para alcançar resultados melhores. Assim, você poderá se aprimorar cada vez mais, potencializando os seus conhecimentos e gerando mais confiança em seu próprio valor diante de sua pessoa e de seu trabalho.

Reconheça o seu próprio valor

Valorizar o seu desempenho para ser uma pessoa ou um profissional melhor é essencial para um crescimento saudável. Por isso, a automotivação deve estar presente para lembrar você de sua capacidade e habilidades profissionais.

Uma dica para entender o seu potencial é criar metas diárias ou semanais, que sejam realizáveis, a serem concluídas dentro do prazo estipulado. Ao perceber que você pode e dá conta de suas responsabilidades, fica mais fácil enfrentar os pensamentos negativos que possam se manifestar para diminuir ou desqualificar as suas habilidades como profissional. Assim, celebre as vitórias e cada meta que foi executada conforme o planejado.

Viva o presente

Não escolha viver no passado ou no futuro. Use o aprendizado do passado para se tornar uma pessoa melhor hoje. Preze pelas suas escolhas no presente visando um futuro promissor. Contudo, aproveite o momento para realizar os seus sonhos e desejos, e o mais importante, aproveite cada instante da caminhada, ou seja, do processo de aprendizado ao longo do tempo.

Celebre suas conquistas

É muito importante celebrar todas as suas conquistas, independentemente do tamanho delas. Afinal, essa atitude reforça os bons estímulos no cérebro que aumentam a sensação de bem-estar. Como consequência, elevam a sua autoestima.

Assim, você se sentirá mais motivada para realizar suas atividades, buscar novas oportunidades e assumir os riscos. Além disso, olhar para trás e se dar conta do quanto você já caminhou e evoluiu vai ajudar você a seguir sempre em frente com mais ânimo e segurança.

Cultive bons relacionamentos

Não há dúvidas do quanto o ambiente nos molda. Ou seja, nós somos muito influenciados pelas pessoas que nos rodeiam. Sendo assim, é indispensável que você se cerque de pessoas positivas e que também tenham uma autoestima elevada.

Pessoas assim são apoiadoras e acreditam no potencial das outras. Portanto, observe o seu círculo de convivência e perceba de que forma ele está afetando o seu trabalho. Então, rodeie-se de pessoas que apoiam, incentivam e valorizam as suas habilidades e o seu esforço.

Pratique atividades que fortaleçam a autoconfiança

Atividades como meditação, ginástica laboral, exercícios físicos ou, até mesmo, hobbies, ajudam muito a desenvolver a autoestima, além de contribuir para a saúde mental e física. Há inúmeras opções que você pode escolher. Então, opte por aquelas que proporcionam bem-estar quando você as realiza.

No caso de exercícios físicos, é sempre importante consultar seu médico de confiança para que ele analise as suas condições e indique quais são as atividades que você poderá realizar.

Busque oportunidades de crescimento

Quanto mais você souber sobre empreendedorismo e sobre a sua área de atuação, mais segura você se sentirá para realizar o seu trabalho.

Por esse motivo, esteja constantemente em busca de oportunidades de crescimento, seja por meio de treinamentos, seja por cursos, leitura de livros, participações em eventos ou, ainda, acompanhando conteúdos sobre o mercado no qual você pretende ou já está atuando.

Aprenda a lidar com a frustração

Tenha em mente que todo empreendedor se depara com algumas situações que não são agradáveis. Aliás, isso acontece até mesmo em nossa vida pessoal. Mas o importante é não se deixar abater por esses momentos e encará-los sempre como uma ótima oportunidade de aprendizado — que é o que eles realmente são.

Ser resiliente e encarar essas situações com otimismo e confiança faz toda a diferença no sucesso do seu empreendimento.

Viu como é possível ter autoestima empresarial depois de combater o câncer de mama? Dessa forma, você pode obter resultados melhores tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Com isso em mente, invista em você mesma e dê tudo de si para ser sempre a sua melhor versão.

Com essas informações, fica mais fácil alcançar autoestima empresarial após o câncer de mama, não é mesmo? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Estamos sempre prontos a ajudar da melhor maneira possível!