Você sabe qual é a relação entre obesidade e câncer de mama? Diferentemente do que os leigos costumam imaginar, estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertaram para o maior de risco de 13 tipos de câncer, como o de mama, quando os pacientes são obesos.
Isso contradiz o senso comum de que o câncer normalmente está associado apenas ao histórico familiar, ignorando os hábitos de vida. Afinal de contas, apenas de 5 a 15% dos casos de câncer de mama têm relação com fatores hereditários.
Então, quer entender mais sobre a relação entre obesidade e câncer de mama? Continue a leitura e se informe!
Obesidade e câncer de mama
Como foi dito, o excesso de peso pode ter uma influência muito maior no surgimento de tumores do que se imaginava. Entenda abaixo o porquê.
Proliferação celular
Pacientes obesos apresentam maior resistência à insulina no sangue, o que implica em uma maior produção do hormônio — responsável por controlar os níveis de açúcar. Isso também leva ao aumento da proliferação de células no corpo, inclusive as cancerígenas.
Inflamação do organismo
O excesso de gordura também causa um estado de inflamação crônico. Isso ativa substâncias no corpo que formam vasos sanguíneos chamados de vascularização, essencial para o crescimento de tumores.
Hormônios sexuais
O excesso de células produzidas também gera as gordurosas, que aumentam o tecido adiposo e ajudam a desenvolver hormônios sexuais que podem provocar desequilíbrios no corpo. Em mulheres na pós-menopausa, por exemplo, há uma maior produção de estrogênio no tecido adiposo e a exposição a esses elementos aumenta o risco para o câncer de mama e até de endometriose.
Além disso, pacientes que já foram diagnosticados com tumor também precisam ter cuidado com o excesso de peso, já que a obesidade pode agravar a situação, podendo elevar as chances de retorno do câncer de mama.
Obesidade e metástase
Estudos realizados pela University of Fribourg, na Suíça, mostraram que pacientes obesos estão mais propensos a apresentar metástase e até um mau prognóstico do câncer de mama, como foi mencionado. A compreensão da ligação entre os termos ainda precisa de mais estudos experimentais para explorar tudo que é necessário.
De qualquer forma, já se pode afirmar a relação entre o ganho de peso e o câncer, tanto para homens quanto mulheres: para cada 5kg a mais no IMC (Índice de Massa Corporal), há um aumento de 9% no risco de câncer de reto e 56% das vias bilaterais para homens. Para as mulheres, especialmente na menopausa, esse aumento representa um risco de 11% a mais para o câncer de mama.
Conseguiu entender a relação entre obesidade e câncer de mama? Como a tendência para o aumento de obesidade é cada vez maior, tendo mais da metade da população obesa, a preocupação deve ser motivo de alarme. Sendo assim, lembre-se de cuidar da saúde para fugir de problemas graves, como os mencionados.
Então, gostou do nosso post? Aproveite para deixar um comentário do que você pensa a respeito do assunto. Adoraríamos saber!