Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
14/11/2022
/

Como ter reconhecimento profissional e evitar a estagnação na carreira?

O reconhecimento profissional é essencial para o ser humano. É um incentivo psicológico para realizar um trabalho de qualidade e ser reconhecido pelo o que já foi entregue.

Ele é positivo tanto para o profissional, quanto para o contratante. Isso porque, com o reconhecimento dos profissionais, é possível incentivá-los a continuar fazendo um trabalho eficiente.

Assim, os líderes têm um papel essencial na construção dessa cultura, atuando com os feedbacks necessários para o desenvolvimento do funcionário. Porém, os trabalhadores também têm responsabilidade com o seu desenvolvimento.

Pensando nisso, este post falará sobre como ter reconhecimento profissional e evitar a estagnação na carreira. Confira!

O que é reconhecimento profissional?

Reconhecimento profissional é o retorno dado pela empresa, pelos líderes e demais envolvidos, sobre a qualidade do serviço entregue pelo funcionário ou prestador de serviço.

Esse retorno pode ser dado com elogios, promoções, bonificações ou feedbacks positivos, entre outros meios.

Por que é importante buscá-lo?

É importante buscar o reconhecimento na carreira porque, por meio da busca desse resultado, é possível se dedicar a um maior desenvolvimento profissional e pessoal.

Buscar esse feedback faz bem tanto em questões de trabalho quanto para o psicológico de quem presta um serviço, dando motivação para se desenvolver ainda mais e ter conquistas maiores.

Como ter mais reconhecimento profissional?

Para ter um maior reconhecimento profissional, é necessário focar em algumas ações práticas. Assim, veja as dicas essenciais que ajudarão a alcançar o objetivo desejado com facilidade!

Desenvolva novas habilidades

O desenvolvimento de novas habilidades é uma questão necessária não somente para o trabalho, como também para a vida. Isso é feito por meio do estudo e da busca incessante pelo maior desenvolvimento.

Esse ato ajuda o desenvolvimento como pessoa, na sociedade e também dentro do mercado de trabalho, sendo um profissional mais preparado para a função que exerce.

Atente-se às tendências na sua área

Atentar-se às tendências da área é outro ponto essencial para o desenvolvimento profissional. Isso porque o trabalhador deve estar sempre conectado com as novidades do setor, mostrando que é atualizado e está antenado às mudanças — evitando, assim, a estagnação.

Mantenha o foco

Manter o foco para a melhoria contínua também é necessário para o reconhecimento profissional. Para isso, não adianta fazer esforços pontuais, somente por um curto período de tempo — o esforço deve ser contínuo, assim como o foco no aprimoramento.

Melhore os seus conhecimentos

Aprimorar os conhecimentos é outro ponto que deve ser levado a sério. Para ter o reconhecimento profissional desejado, é necessário estudo, aprofundamento nos temas da área e atualização — e tudo isso só é possível com a melhora do conhecimento. Portanto, dedique-se a isso.

Realize tarefas importantes

Comprometa-se com tarefas importantes para a sua área. Com isso, será possível ter um maior compromisso — assumido também com o seu desenvolvimento — para entregar o necessário.

Como vimos, é possível ter reconhecimento profissional e não estagnar na carreira, focando no desenvolvimento. Isso é possível com ações direcionadas, como: desenvolvimento de novas habilidades, foco, investimento em conhecimento e realização de tarefas importantes.

E você, está trabalhando para isso? Conte-nos nos comentários!