Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
18/11/2022
/

5 benefícios que os relacionamentos amorosos trazem para sua vida

Dificilmente vamos encontrar uma pessoa que não se sinta bem quando está apaixonada ou amando. Afinal, os relacionamentos amorosos, por mais que sejam desafiadores, trazem inúmeras vantagens para a vida do casal, tanto psicologicamente quanto fisicamente. O fato é que esse sentimento é ótimo para o bem-estar de todo mundo e em qualquer fase da vida.

Quando falamos de pacientes com câncer de mama, os relacionamentos amorosos são ainda mais importantes. Em 2020, a revista Psychoneuroendocrinology apresentou um estudo comprovando que as pacientes de oncologia em relacionamentos amorosos saudáveis tiveram menores níveis de estresse, o que melhorou as respostas ao tratamento.

Se interessou pelo tema? Então, acompanhe na leitura a seguir os principais benefícios dos relacionamentos amorosos para mulheres com câncer de mama!

1. Libera hormônios do amor

A oxitocina, hormônio liberado quando as pessoas estão amando, reduz o nível de estresse, responsável por causar inflamações, agravar doenças etc. Essa substância do amor é capaz de aumentar a sensação de felicidade e segurança, o que impacta significativamente a saúde das pessoas. Por isso, para pacientes com câncer, os efeitos positivos podem ser notáveis durante o tratamento.

2. Diminui a depressão

Toda essa química do amor também pode diminuir a depressão, além da ansiedade e demais transtornos psicológicos. O motivo é que, quando as pessoas estão com quem amam, é normal se sentirem mais motivadas para manter uma boa aparência e se cuidar. Inclusive, a rotina e os pensamentos mudam, diminuindo a sensação de solidão.

3. Faz bem para o coração

Os relacionamentos amorosos saudáveis trazem benefícios para o seu coração! Pessoas que têm uma vida a dois bem equilibrada, geralmente, têm menos riscos de sofrer doenças cardiovasculares; o amor reduz a pressão arterial. Logo, as chances de haver alguma inflamação no coração diminuem drasticamente.

4. Aumenta a longevidade

Manter uma relação amorosa saudável, além de aumentar os hormônios responsáveis pelo bem-estar, pode deixar a sua imunidade mais forte. Assim, algumas alergias, inflamações e doenças crônicas podem ser prevenidas. Ter alguém que ama ao seu lado é uma motivação para cuidar melhor da sua saúde. Dessa forma, a longevidade aumenta.

5. Proporciona relaxamento

As pessoas que têm um relacionamento amoroso saudável sofrem menos com os problemas da rotina. Mesmo que você esteja passando por uma situação ruim no dia a dia, ficará mais fácil superar as adversidades, pois o sentimento do amor oferece relaxamento, além de proporcionar as sensações de valorização e segurança, ambos essenciais durante algum tratamento de saúde.

Por mais difícil que seja receber um diagnóstico de câncer de mama, não se afaste das pessoas que você ama e correspondem carinhosamente ao seu afeto. Esse é o momento de se aproximar ainda mais de quem divide a vida com você, para encontrar apoio e força. Manter o bom relacionamento amoroso durante o tratamento do câncer de mama, além de estreitar a sua relação, contribuirá positivamente no seu tratamento.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos interessantes direto na sua caixa de e-mail!