O voluntariado digital é uma forma de doar o seu tempo em prol de uma causa. Esse tipo de filantropia cresce a passos largos — bom para quem recebe a doação. Na prática, o doador usa a tecnologia para contribuir divulgando iniciativas que impactem positivamente diversas causas. Com essa ação, eles conseguem sensibilizar internautas a passarem a colaborador com as organizações sociais.
Para ser ativista digital é imprescindível ter uma boa conexão de Internet e usar um tablet, notebook ou smartphone.
Assim, há muitas vantagens em ser voluntariado digital, continue lendo e veja quais são elas!
Quais os benefícios de ser voluntário digital?
São vários os benefícios em se voluntariar digitalmente, os principais estão a seguir!
Poder ajudar à distância
No voluntariado digital, até o cidadão comum se torna protagonista. Isso porque ele pode auxiliar quem precisa em qualquer lugar do planeta. Ou seja, a distância realmente não existe. Assim, um brasileiro pode ajudar um japonês que está, literalmente, do outro lado do mundo.
Conseguir otimizar o tempo
Se a falta de tempo era um motivo para você não ser voluntário, agora isso já não faz o menor sentido. Isso porque, onde você estiver com um notebook, tablet ou celular, é possível fazer uma boa ação, em casa mesmo, sem nenhum deslocamento.
Ter maior praticidade
Os dois fatores anteriores levam ao terceiro, a praticidade de poder doar a qualquer hora, de qualquer local e, enfim, para qualquer lugar.
Poder optar pela causa
Ao praticar o voluntariado digital, você não se dedica a uma causa que é mais fácil por diversos fatores, mas sim pela que mais se identifica. Isso é possível, pois, ao poder optar por uma causa, seja qual for ela, tenha certeza que ela está no mundo digital, de uma forma ou outra.
Ter maior interatividade
Todo voluntário, inclusive o digital, interage com pessoas diferentes, mudando uma ou várias realidades. Durante essa interatividade, é fundamental não trazer visões pré-formatadas, mas saber ouvir e ter empatia com as pessoas com as quais atuará, podendo ter experiências novas.
Quais os requisitos para exercer o voluntariado digital?
Para ser um voluntariado, convém que você observe alguns pontos. Confira!
Se identificar com a causa
Para ser um voluntariado digital, encontre uma causa que tenha relação com a sua personalidade, seus gostos e que você se identifique de verdade. Isso é importante porque uma ação feita com paixão é mais perceptível por quem é ajudado.
Pesquisar ONGs
Após encontrada a causa que combina com você, é hora de encontrar uma ONG que ofereça ajuda àquele público com o qual você se identifica. Então faça contato com eles, que muitas vezes pode ser virtual, e comece a pôr a mão na massa, ou melhor, no teclado!
Ter acesso à Internet
Feito à distância, se você não tiver acesso à Internet fica muito mais difícil ser um voluntário à distância, já que você teria que se deslocar da sua casa para um local com acesso à Internet.
Ache pessoas para essa causa
Por fim, outra forma de ajudar é chamar amigos e parentes com os mesmos interesses que os seus para, juntos, entrar em uma causa na qual vocês acreditem. Isso pode fazer com que o grupo fique motivado a fazer novos contatos e a ação fluir naturalmente.
Gostou do post? Acreditamos que este é um daqueles textos que extraem o melhor de nós. Tanto é verdade que fica praticamente impossível não desejar se tornar um voluntariado digital, não é mesmo?
Então, que tal se voluntariar com a fundação Laço Rosa? Entre em contato conosco agora mesmo!